Notícia

Camperj e MPRJ lançam programas de voluntariado

Inserido em 15 de março de 2023
Compartilhamento

A Camperj e o MPRJ, por meio da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, lançaram seus programas de voluntariado nesta terça-feira (14). O evento, na sala multimídia do Prédio das Procuradorias, reuniu membros e servidores do MPRJ, além de representantes de instituições que realizam trabalhos voluntários.   

Leia Mais: EDA faz live sobre próximo concurso para o MPRJ

Amperj e Assemperj promovem roda de conversa sobre o racismo

O programa “Abraça Camperj” é uma rede de ações voluntárias que conta com a ajuda de membros do Ministério Público a diversas instituições. Seu principal objetivo é incentivar os integrantes a se envolverem, cada vez mais, em ações que ressaltam valores como solidariedade e empatia em prol de um mundo mais justo e igualitário. A ação oferece a possibilidade de participar de ações voluntárias, presenciais ou virtuais, em diferentes causas e áreas. Para participar, os associados precisam se cadastrar no site e definir a ação. Confira o site e conheça mais o programa.

O presidente da Camperj, Eduardo da Silva Lima Neto, afirmou que “o trabalho voluntário guarda na sua essência a solidariedade humana e a alteridade, dois requisitos essenciais para a humanidade”. Ele espera que haja muita adesão, e que “tanto a Camperj quanto o Ministério Público possam oferecer para todos os trabalhadores, membros, terceirizados e beneficiários a oportunidade organizada de dedicar um pouco de si em prol da sociedade e do outro”.

A superintendente da Camperj, Claudia Simões, explicou como funciona o programa de voluntariado da Caixa de Assistência: “Nós temos uma plataforma que funciona como uma rede social. Ela fica hospedada no nosso site, onde é possível acessar o ícone chamado ‘Abrace a Camperj’. Atualmente temos quatro instituições cadastradas no projeto e cada uma tem suas necessidades e o foco de atuação”, disse. 

Já o MPRJ fez o lançamento da sua Rede de Voluntariado (RV-MPRJ), que tem o objetivo de organizar a participação e estimular a execução de serviço voluntário por parte de seus membros e servidores ativos e inativos, residentes e estagiários oficiais, tanto no âmbito interno do MPRJ como junto a entidades e projetos regularmente cadastrados na instituição. 

“O voluntariado será praticado dentro da instituição, como, por exemplo, em rodas operacionais de conversa, de leitura compartilhada, e também será praticado o voluntariado externo. Membros que já estão aposentados, mas que ainda se sentem aptos a produzir, e todos nós podemos contribuir para uma sociedade melhor e mais solidária, atendendo ao papel social que pertence à nossa Instituição”, afirmou a procuradora de Justiça Patricia Carvão, coordenadora-geral da COGEPDPH/MPRJ.