Notícia

Dicas Cinematográficas de Patrícia Carvão

Inserido em 5 de julho de 2024
Compartilhamento

A procuradora de Justiça Patrícia Carvão escreve quinzenalmente na newsletter da Amperj. O tema de sua coluna são filmes e séries nos cinemas e nas plataformas de streaming.

Acompanhe e aproveite as sugestões sempre qualificadas da cinéfila.

Leia mais: Associados têm apoio para emitir nova Carteira de Identidade Nacional

Morre Maria do Carmo Casa Nova, presidente do Ceprojus

Filmes esportivos

Escolhi trazer para a coluna desta semana alguns filmes que trazem a prática esportiva como fio condutor para as narrativas apresentadas.

FERRARI – Data de lançamento: 14 de dezembro de 2023 (Itália).

Baseado no romance “Enzo Ferrari: The Man and the Machine”, de Brock Yates e dirigido pelo cineasta Michael Mann.

Disponível nas plataformas de streaming: Prime Video, Claro Video, Apple TV e Google Play.

O filme nos traz a cinebiografia de Enzo Ferrari (interpretado por Adam Driver), criador da marca de carros Ferrari. A narrativa tem ritmo um pouco lento no início, mas vale a pena investir! A vida pessoal do criador da marca é retratada em momento delicado, quando a empresa passa por sérias dificuldades financeiras, estando prestes a falir. Ao mesmo tempo o filme traz um enfoque sobre a vida pessoal de Ferrari. O casamento com Laura (interpretada por Penélope Cruz) parece apenas manter-se por conta de interesses comerciais com o objetivo primordial de salvar a empresa. Há também uma culpa que se esconde por trás daquela união. Pilotar um carro da marca Ferrari era o sonho de consumo de muitos pilotos, como Portago (interpretado pelo brasileiro Gabriel Leone). Ferrari é um filme que não é apenas sobre carros, mas sobre paixão, sobre determinação e vontade de ir além.

A Mille Miglia é uma das melhores partes do filme e nos apresenta o início da Fórmula 1 que temos hoje, como categoria mais avançada do esporte a motor.

INVICTUS – Data de lançamento: 11 de dezembro de 2009 (EUA).

Baseado em “Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game that Made a Nation”, de John Carlin, e dirigido por Clint Eastwood

Disponível nas plataformas de streaming MAX, MAX Prime Video, Apple TV e Google Play.

O filme não é recente, mas é, sem dúvida, um clássico. Mandela é eleito presidente da África do Sul, país ainda dividido pela questão racial. Como bom negociador e se utilizando de toda sua habilidade e resiliência aprendidas nos longos anos em que ficou preso, ele buscará a união do povo (brancos e negros) através da linguagem universal do esporte, no caso o rugby, símbolo de objeto comum do desejo de toda uma nação. O nome do filme tem origem no poema “Invictus”, de William Ernest Henley, que inspirou Nelson Mandela em seus 27 anos de prisão:

Da noite escura que me cobre,

Como uma cova de lado a lado,

Agradeço a todos os deuses

A minha alma invencível.

Nas garras ardis das circunstâncias,

Não titubeei e sequer chorei.

Sob os golpes do infortúnio

Minha cabeça sangra, ainda erguida.

 

Além deste vale de ira e lágrimas,

Assoma-se o horror das sombras,

E apesar dos anos ameaçadores,

Encontram-me sempre destemido.

Não importa quão estreita a passagem,

Quantas punições ainda sofrerei,

Sou o senhor do meu destino,

E o condutor da minha alma.

KING RICHARD – CRIANDO CAMPEÃS – Data de lançamento: 2 de dezembro de 2021 (Brasil).

Diretor: Reinaldo Marcus Green. 

Oscar de Melhor Ator para Will Smith. 

Disponível nas plataformas de streaming Prime Video, Now/Net e MAX). 

O filme nos apresenta a incrível história por trás do sucesso das irmãs campeãs e jogadoras de tênis Venus e Serena Williams. O esforço e a luta paterna para alçá-las à condição que chegaram é absolutamente surpreendente e fica evidente que a união familiar foi também parte importante dessa construção. O equilíbrio emocional de ambas foi trabalhado pelo pai, de forma diária, abnegada e

contínua por longos anos. O sucesso da dupla de irmãs, acima de tudo, não pertencia apenas a elas e à família, mas representou toda uma geração de meninas e de adolescentes negras, que passaram a acreditar no poder do esporte como ferramenta de transformação social.

GUERRA DOS SEXOS – Data de lançamento: 19 de outubro de 2017 (Brasil).

Diretores: Valerie Faris e Jonathan Dayton. 

Disponível na plataforma de streaming Disney Plus.

Todas as mulheres de hoje devem muito a várias outras que as antecederam e lutaram bravamente pelo reconhecimento do espaço da mulher na sociedade. A luta permanece e não é raro que uma mulher ainda precise demonstrar, ou de alguma forma legitimar, a sua competência, sua autoridade para estar onde está e sua capacidade de fazer diferença. Mas este é um debate que não tem como caber aqui… O filme mostra a história de uma dessas mulheres que lutou pela igualdade da mulher no esporte, no caso do filme, pela igualdade no tênis. O filme com Emma Stone e Steve Carell é ótimo!! Mostra situações absurdas vividas pela tenista Billie Jean King, personagem interpretada por Emma Stone, e sua luta pelo reconhecimento do direito das mulheres. Sem qualquer pieguismo, a história (verídica) mostra a importância dessas mulheres que foram fundamentais para a evolução dos costumes sociais e conseguiram mostrar que o lugar de uma mulher não é apenas o quarto ou a cozinha como a sociedade determinava.

AS NADADORAS – Data de lançamento: 8 de setembro de 2022 (mundial).

Diretora: Sally El Hosaini. 

Indicações: Prêmio BAFTA de Cinema na categoria Melhor Filme Britânico.

Disponível na Netflix.

O filme traz a história real das irmãs Yusra e Sarah, que decidem fugir de seu país em guerra, a Síria, para fixar residência na Alemanha. Em uma bonita história de resiliência, determinação e superação, a narrativa mostra alguns acontecimentos dramáticos vivenciados pelas duas irmãs e a sua luta para chegar à Alemanha. O filme chama a atenção para a causa dos refugiados no mundo e nos mostra os destinos de Yusra e Sarah, duas irmãs muito diferentes, mas que souberam enfrentar a maioria das adversidades encontradas pelo caminho, principalmente através da manutenção de um elo forte de amor, de cumplicidade e de compreensão que sempre as uniu. Ponto positivo para as imagens da Olimpíada de 2016 que aconteceu aqui no Rio de Janeiro.

Para terminar, uma comédia francesa leve e divertida!

A ESCALADA (L’Ascension). Data de lançamento: 25 de janeiro de 2017 (França).

Diretor:  Ludovic Bernard.

Disponível na Netflix.

O filme é baseado em fatos reais e nos traz a história de Samy, um jovem franco-argelino. Para conquistar o amor de Nadia e provar que a ama de verdade, ele resolve prometer à sua amada subir o Monte Everest, mesmo sem nunca ter tido qualquer experiência prévia nesse tipo de esporte… Sua aventura é toda acompanhada ao vivo por uma rádio do local onde ele mora com a família, e Samy vira quase uma celebridade entre os ouvintes! Será que ele vai conseguir atingir os seus objetivos?

Bom final de semana!