Notícia

Procuradora pede doações para a Bigodes do Bunker, ONG de amparo aos gatos

Inserido em 1 de agosto de 2024
Compartilhamento

As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011 provocaram um dos maiores desastres ambientais do Estado. A tragédia atingiu não só a população.  Os animais foram severamente afetados. Sensibilizada, a procuradora de Justiça Maria Teresa Ferraz decidiu trabalhar com afinco para aliviar o sofrimento dos bichinhos. Criou uma ONG, a Bigodes do Bunker, comprou uma casa e pede doações para poder reformá-la e mantê-la.

Leia mais: Venda de ingressos da Festa de Fim de Ano começará em agosto

Congresso do MP na Região Nordeste será de 4 a 6 de dezembro na Paraíba

Inspirada na atuação cidadã da moradora Maria Elisabete Filpi no resgate de animais na área atingida, Maria Teresa passou a se dedicar à causa ainda em 2011. Dez anos depois, fundou, com duas colaboradoras, a organização não governamental com o objetivo de proteger os animais, principalmente os gatos. Nestes 13 anos, ao menos 3.000 gatos foram recolhidos, cuidados e doados. 

Com muito esforço, os voluntários reuniram suas economias e compraram uma casa em Copacabana (Zona Sul do Rio) para abrigar os felinos. O imóvel precisa ser reformado. A Bigodes do Bunker gasta cerca de R$ 30 mil por mês. Entre as despesas, estão a compra de 10 mil quilos de ração e a testagem e vacinação contra FIV (vírus da imunodeficiência felina) e FeLV (vírus da leucemia felina). 

Atualmente, a associação atende em torno de 60 gatos em lares temporários, onde o animal permanece por um mês a fim de recuperar a saúde e ficar disponível para adoção. Mais dez felinos moram no Gato Café (Botafogo, Zona Sul), cafeteria temática onde a pessoa pode interagir com eles.  

A procuradora ressalta que, ao longo dos anos, recebeu e ainda recebe auxílio de membros do Ministério Público. Com a compra da casa, a associação precisa ainda mais de apoio. Por isso, ela apela aos colegas para que contribuam como puderem, seja com doações em espécie, com produtos ou mão de obra. O importante é participar!  

Para conhecer mais sobre a iniciativa, visite o perfil da ONG no Instagram (@bigodesdobunker). A chave pix da associação é bigodesdobunker@gmail.com. Ao contrário do senso comum, gatos não têm sete vidas, apenas uma. Vamos colaborar com a Bigodes do Bunker para que eles continuem sendo bem cuidados!