O promotor de Justiça Francisco de Assis Machado Cardoso vai lançar o livro “O Financiamento do Terrorismo Jihadista – uma visão político-criminal” na sede da Amperj (Rua Rodrigo Silva, 26, 8º andar) em 30 de setembro, às 18h. Publicada pela Editora Lege, a obra já está disponível para venda. O livro tem 172 páginas e custa R$ 109.
Leia mais: “Um dos grupos mais unidos do MP”, diz integrante da turma do 7º Concurso
Almoço na Amperj celebra 50 anos da posse de associados no MPRJ
Segundo o autor, o livro faz “uma análise jurídica do tema e propõe uma reflexão sobre um dos piores flagelos enfrentados na história da humanidade: o terrorismo extremista religioso e as suas formas de financiamento”. “A intenção era deixar claro que o terrorismo é um negócio extretamente caro”, afirmou Francisco.
“Muito além do financiamento dos meros meios executórios dos atos e atentados terroristas, os atos de captação e distribuição de recursos financeiros se mostram extremamente indispensáveis para a propagação da ideologia jihadista, alimento para a indústria do terror que se espalha pelo mundo”, explicou.
Francisco conta que precisou ir além do mundo jurídico para compreender o movimento extremista. “Sempre soube que, para verdadeiramente entender o terrorismo jihadista – tema comumente tratado de forma superficial e preconceituosa –, a simples análise das questões jurídicas que o envolvem não seria suficiente. Seria necessário um complexo mergulho em questões sociais, políticas, religiosas, étnicas, culturais e ideológicas que têm alimentado a indústria do terror ao longo da história.”
O livro deixa uma reflexão. “Estariam as políticas criminais de prevenção e repressão aos atos de financiamento do terrorismo se mostrando eficazes para fazer frente a essa nova forma de atuação das organizações terroristas jihadistas ou haveria a necessidade de uma efetiva mudança de perspectivas e estratégias?”, questiona o autor.
Francisco Cardoso é promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro desde 2002 e mestre em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Carlos III de Madrid. Atua há mais de 20 anos no combate aos crimes financeiros e à lavagem de dinheiro e colabora, desde 2009, nas áreas legal e de aplicação da lei para o Grupo de Ação Financeira da América Latina (GAFILAT) e para o Banco Mundial (The World Bank Group).