Notícia

Ceprojus inaugura retrato da ex-presidente Maria do Carmo Casa Nova

Inserido em 30 de setembro de 2024
Compartilhamento

O Centro dos Procuradores de Justiça (Ceprojus) do Ministério Público do Rio de Janeiro inaugurou nesta segunda-feira (30) o retrato de Maria do Carmo Casa Nova, falecida em 4 de julho, em sua galeria de ex-presidentes. A homenagem foi organizada pela procuradora Fátima Melo, atual presidente da entidade, e teve a participação do presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana.

Leia mais: CNMP promove seminário sobre proteção de dados pessoais

‘Posso dizer que estou realizada’, diz Taísa Ostini no aniversário de posse do 36º Concurso

Fátima afirmou que a fotografia de Maria do Carmo vem para inspirar os colegas a seguirem em frente com firmeza. “Nossa galeria ganha hoje a estrela luminosa de uma grande mulher. Ao longo de 41 anos de carreira, Maria do Carmo transmitiu sua alegria intensa de viver, paixão pelo Ministério Público e sua vontade de dar o melhor de si pelos colegas, amigos e parentes.”

Cláudio Henrique disse que a homenageada “fez a diferença”. “Maria do Carmo foi uma grande pessoa no MPRJ; sua presença foi muito além do nosso dever, que é agir com competência em cumprimento da lei. Ela fez a diferença e foi uma pessoa muito querida por todos. Apesar da saudade, essa homenagem nos traz muita alegria.”

A solenidade foi acompanhada pela família de Maria do Carmo. Seu filho Renato agradeceu o carinho do Ceprojus. “Minha mãe nos ensinou amor, família e caráter. Ela me ensinou a ser pai. É uma emoção e uma responsabilidade enorme falar dela.”

Maria do Carmo Casa Nova ingressou no Ministério Público do Rio de Janeiro em 1983 e ocupou cargos relevantes, entre eles a presidência do Ceprojus e a diretoria assistencial da Amperj. Ela também foi chefe de gabinete e assessora especial da Procuradoria-Geral de Justiça do MPRJ, além de ter integrado várias comissões de concurso para ingresso na carreira.