Notícia

‘Posso dizer que estou realizada’, diz Taísa Ostini no aniversário de posse do 36º Concurso

Inserido em 30 de setembro de 2024
Compartilhamento

Os integrantes do 36º Concurso para Ingresso na carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro comemoram dois anos de posse nesta segunda-feira (30). A Amperj parabeniza todos pelo empenho e pela dedicação à instituição.

Leia mais: Presidente da Amperj participa de reunião do Prêmio Innovare 2024

Prêmio Grande Otelo 2024: Patricia Carvão indica filmes laureados

A promotora de Justiça Taísa Magro Ostini foi estagiária do MP no final da graduação e se apaixonou pela instituição. “Em especial, pelos seus poderes – e deveres – de buscar a efetivação de direitos coletivos e de pessoas vulneráveis, de zelar pelo bem estar-social, de atuar como fiscal da ordem jurídica, sem necessariamente ocupar um polo no processo, mas sempre comprometido com o interesse público.”

Ela também destacou a necessidade de adaptação para atuar nos diversos tipos de promotoria em todo o estado. “Por vezes, o caminho tem sido sinuoso, exaustivo. Mas, ao fim, o que se destaca é a sua beleza, o sentimento gratificante que vem com cada novo cantinho conquistado e a vontade de ir muito mais longe. Hoje, posso dizer que estou realizada!”

Outro membro da turma é o promotor Lucas Prata da Costa e Silva, que relembrou sua rotina de estudos. “A preparação para o concurso público foi árdua. Uma verdadeira batalha de preparação acadêmica e mental, vivida por cada um à sua maneira. Realizar sonhos exige abdicação, ainda mais se o sonho é do tamanho do MPRJ. De todo modo, dois anos depois, somos brindados com a certeza de que tudo valeu a pena”, disse.

“Os dois anos de atuação foram de muito aprendizado e crescimento. Iniciamos com o curso de formação e fomos à ponta ocupar os órgãos de execução. Aos poucos, vamos ganhando confiança e identidade como promotores de Justiça, sempre contando com o apoio da Instituição e dos colegas, seja do 36º Concurso ou fora dele. Não posso deixar de mencionar a sorte de entrarmos (e permanecermos) em um grupo unido, em que todos estão dispostos a ajudar uns aos outros.”

Os aprovados no 36º Concurso foram, em ordem alfabética, Aline da Silva Pinheiro, Amanda de Menezes Curty, Ana Carolina Sarmento Peluso de Siqueira, Bruno Sabioni Barreto, Douglas Miranda Mussi, Driele de Oliveira Maschio, Fábio Silva Cordeiro Pessôa, Fernanda Caroline Pelisser, Fernanda de Carli da Silva Tomé, Francisco Caio Pinho Camurça, Helena Kleine Oliveira, Ismael Augusto Sirieiro Monteiro, Leandro Soares Viegas, Lia Freitas Lima, Lucas Prata da Costa e Silva, Manuela Moura Mattos Minervino, Marcela Maria Pereira da Silva Barros, Marcelo Fernandes Guimarães, Marcos Vinícius de Oliveira Pinheiro, Marina Degani Maluf, Priscila Cristina Fulanetti Alberti Rodrigues, Stella Fernandes Rodrigues Baltar, Taísa Magro Ostini, Thatiane Rabelo Gonçalves e Vitor Dourado Graçano.