O promotor de Justiça Leonardo Kataoka afirmou no podcast “Amperj Convida” que a acessibilidade é um direito de todos. Segundo ele, qualquer pessoa pode sofrer alguma limitação, ainda que temporária. “Acessibilidade não é um direito somente das pessoas com deficiência, mas de toda a coletividade, porque mesmo em questões transitórias, como enfermidades ou quando sofremos fraturas ou quedas, percebemos que precisamos de uma cidade acessível.”
Leia mais: Ceprojus inaugura retrato da ex-presidente Maria do Carmo Casa Nova
CNMP promove seminário sobre proteção de dados pessoais
No programa apresentado pela procuradora aposentada Heloisa Carpena, o entrevistado, que é titular da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva de Volta Redonda, contou que a atuação na área envolve o trabalho na mudança de mentalidade da sociedade. “Quando trabalhamos com acessibilidade, somos quase imbuídos de uma missão porque trabalhamos na modificação de uma cultura de muitas décadas, de políticas públicas de construção de prédios, de uma sociedade que não se atentava para as questões de acessibilidade.”
O “Amperj Convida” vai ao ar às terças-feiras e está disponível nos sites da Associação, da Rádio Roquette-Pinto e na plataforma de streaming Spotify.