Notícia

Credencial de estacionamento para idosos e PCD ganha versão digital

Inserido em 7 de novembro de 2024
Compartilhamento

A nova credencial de estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência (PCD) e acima dos 60 anos já está disponível para emissão pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A versão digital do documento vai substituir a física, que precisava ser impressa e exibida no painel do automóvel, e deverá ser vinculada a apenas um veículo — o que pode ser alterado a qualquer momento.

Leia mais: CNMP faz campanha de conscientização sobre proteção de dados na Black Friday

Associados têm 30% de desconto no Colégio Asa — Campos

Outra novidade da credencial digital para idosos é a validade. A versão física precisava ser renovada a cada cinco anos, mas o documento virtual será vitalício. No caso de PCDs, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.

A fiscalização será feita pelos agentes de trânsito por meio de um aplicativo no qual se verifica a existência de uma credencial vinculada à placa do veículo estacionado. A não-conformidade às regras será punida com infração gravíssima — sete pontos na carteira —, multa de R$ 293,47 e reboque. Por isso, mantenha a credencial sempre atualizada.

A emissão do documento e sua vinculação aos veículos é simples e rápida. Veja o passo a passo na imagem abaixo:

A Amperj oferece serviços junto ao Detran e a outros órgãos que atuam no trânsito para ajudar na resolução de pendências burocráticas de associados e dependentes com o órgão. Caso tenha alguma dúvida dessa natureza, entre em contato com a funcionária Cláudia Azevedo pelo número de celular (21) 99696-1740. Cópias de documentos devem ser enviadas pelo e-mail claudia.azevedo@amperj.org.