A Medalha do Mérito da Amperj foi outorgada a 12 personalidades notórias por suas contribuições à Associação e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia foi conduzida pelo presidente Cláudio Henrique da Cruz Viana nesta quinta-feira (28), no auditório da Amperj.
Os agraciados foram a procuradora de Justiça Claudia Maria Macedo Perlingeiro dos Santos (Secretária-Geral da Amperj); a procuradora de Justiça aposentada Heloisa Carpena Vieira de Mello; os promotores de Justiça Allana Alves Poubel (Diretora Social da Amperj), Márcio Almeida Ribeiro da Silva, Pedro Borges Mourão Sá Tavares de Oliveira e Tiago Gonçalves Veras Gomes (Diretor de Assuntos Legislativos da Amperj); o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ângelo Moreira Glioche; a juíza e presidente da Amaerj (Associação dos Magistrados do Estados do Rio de Janeiro), Eunice Bitencourt Haddad; e a ex-presidente da Aperj (Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro), Adriana Bragança Dias da Silva (in memoriam), representada pelo marido João Ricardo Barroca Mendes.
Também laureados, o Corregedor Nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa; o presidente da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), Tarcísio José Sousa Bonfim; e o promotor de Justiça Fabiano Gonçalves Cossermelli Oliveira não puderam comparecer à solenidade. A entrega da honraria será feita em data a definir.
Em seu discurso, o presidente da Amperj elogiou a dedicação e excelência dos homenageados, que deixaram marcas por suas ações institucionais. “Este é um momento de celebração, mas sobretudo de profunda gratidão. Agradecer é reconhecer que ninguém, nem nenhuma instituição, constrói sua trajetória sozinho. É reconhecer que o talento, quando aliado ao esforço, ao compromisso com o bem comum, transforma ambientes, inspira pessoas e cria legados. Nossos homenageados foram agentes dessas mudanças, firmes no propósito, perseverantes nas adversidades e generosos em compartilhar conhecimento e valores.”
A secretária-geral da Amperj, Claudia Perlingeiro, discursou em nome dos homenageados e afirmou que “associar-se pelo MP é um espaço de afeto”. “Estamos aqui para celebrar histórias de gente; de gente que materializa o sentido de associar-se em torno do Ministério Público, sentido que só sentindo que se sente por meio de expressões plurais e fraternas. Sigamos celebrando com o coração aberto para nos emocionarmos com o presente — presente que a vida nos oferece!”
Cláudio Henrique encerrou a cerimônia com um agradecimento final aos colegas. “Obrigado pelo compromisso, pela ética, pela coragem e pelo exemplo. Que suas jornadas sigam iluminadas e que este momento seja apenas mais um marco em suas vidas, que certamente continuarão a inspirar todos nós. Com respeito, admiração e eterna gratidão, deixo-lhes o reconhecimento mais sincero da Amperj. Muito obrigado.”
A mesa da cerimônia foi integrada pelo presidente da Amperj; o vice-presidente, Dennis Aceti Brasil Ferreira; o corregedor-geral de Justiça, Ricardo Ribeiro Martins; a presidente do Ceprojus (Centro dos Procuradores de Justiça), Fátima Maria Ferreira Melo); e o presidente da Femperj (Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), Sávio Renato Bittencourt Soares Silva.
A solenidade foi encerrada com uma apresentação do Coral da Amperj, que performou duas canções de Caetano Veloso, seguida por um coquetel que se juntou à festa dos associados aniversariantes de setembro a dezembro.
Conheça os homenageados com a Medalha do Mérito da Amperj
Adriana Bragança Dias da Silva (in memoriam) — representada pelo marido João Ricardo Barroca Mendes
Formada em Direito pela UERJ em 1991, Adriana dedicou sua vida à advocacia pública, construindo uma carreira marcada por parcerias e companheirismo. Foi presidente da APERJ, a Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro, de 2020 a 2024, e integrou a Comissão de Advocacia Pública da OAB do Rio nos triênios 2019-2021 e 2022-2024. Faleceu em setembro deste ano, quando ocupava a Vice-Presidência Regional pelo Sudeste da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, a ANAPE.
Allana Alves Costa Poubel
Formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro desde 2001. Ao longo dos 23 anos de Ministério Público, já foi titular da Vara Criminal de Santa Cruz e do Fórum Regional da Comarca de Magé. Em 2016, assumiu a titularidade da 1ª Promotoria junto à Auditoria Militar, onde atua até hoje. Na Amperj, foi Diretora Social no biênio 2007/2008 e membro do Conselho Consultivo nos biênios de 2013/2014 e 2021/2022. É a atual Diretora Social no biênio 2023/2024 e foi eleita para o mesmo cargo para o biênio 2025/2026.
Angelo Moreira Glioche
Formado em Direito pela UFRJ e mestre em Direito pela Universidade Gama Filho, Ângelo Moreira Glioche ingressou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em 1966, onde atuou como defensor público e promotor público antes de ser promovido a procurador de Justiça. Ingressou na Magistratura representando o MPRJ na vaga destinada ao Quinto Constitucional e foi presidente da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Ângelo também se consolidou como uma figura muito importante para a educação. Além de fundador do Curso Glioche, uma tradicional escola preparatória para concursos, foi professor de Direito Penal e Processo Penal por mais de 40 anos em diversas faculdades, principalmente na Universidade Gama Filho.
Claudia Maria Macedo Perlingeiro dos Santos
Mestre em Direito Público e Evolução Social e docente licenciada da Universidade Candido Mendes, ingressou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em 1992, após ser aprovada no 12º Concurso. Ao longo da carreira, Claudia atuou como coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e assessora da Assessoria de Atribuição Originária do MPRJ. Integrou a banca do concurso para o ingresso no Ministério Público e foi eleita para o Órgão Especial do Colégio de Procuradores do MPRJ para o biênio 2013/2015. É integrante do Núcleo de Articulação Institucional do MPRJ. É a atual Secretária-Geral da Amperj, cargo no qual conduz uma série de pautas de interesse associativo.
Eunice Bitencourt Haddad
Formada em Direito pela Universidade Candido Mendes em 1998, Eunice Haddad é juíza no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) desde 2001, quando foi aprovada em concurso de ingresso na Magistratura. A magistrada atuou no Fórum Central e em Regionais até dezembro de 2004, quando assumiu a titularidade da 1ª Vara de Maricá. A seguir, esteve por quase cinco anos à frente da 5ª Vara Cível de Niterói. Desde julho de 2013, é titular da 24ª Vara Cível da Capital. Foi juíza auxiliar da presidência do TJ-RJ em 2020. Eunice preside a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) desde 2022. Atualmente, também é a presidente de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Heloisa Carpena Vieira de Mello
A procuradora de Justiça aposentada Heloisa Carpena atuou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro até 2018. Foi coordenadora das Procuradorias de Justiça na área de Tutela Coletiva entre 2010 e 2012 e liderou o projeto “Consumidor Vencedor”. Graduada em Direito em 1987 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fez mestrado e doutorado na mesma instituição. Desde 2010, é professora de Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil na PUC-Rio. Heloisa Carpena é vice-presidente do Fórum Permanente de Estudos do Direito do Consumidor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) desde 2006. Foi condecorada com a medalha Campos Salles do MPRJ, em 2018, por sua contribuição para o engrandecimento da instituição. Atualmente, é apresentadora do podcast semanal sobre assuntos jurídicos “Amperj Convida”.
Márcio Almeida Ribeiro da Silva
Membro do Ministério Público desde 1997, o promotor de Justiça Márcio Almeida é titular do 9º Juizado Criminal da Barra da Tijuca, além de coordenador de futebol da Amperj desde 2022, tendo sido fundador da “Bancada da Bola”. No biênio 2019/2020, foi Diretor de Esportes da Associação. Márcio também é integrante do Grupo Temático Temporário do Desporto do MPRJ, que promove o direito ao desporto, a proteção ao torcedor e a segurança pública em eventos desportivos.
Pedro Borges Mourão Sá Tavares de Oliveira
Promotor de Justiça desde 2003, Pedro Borges Mourão Sá Tavares de Oliveira foi secretário de Tecnologia da Informação do MPRJ no biênio 2013-2014. Em 2018 e 2019, exerceu a função de coordenador de Análises, Diagnósticos e Georreferenciamento do MPRJ. Coordenou também áreas e projetos em Ciência de Dados, Geoprocessamento, Legal Design, Visual Law e Storytelling aplicado ao Direito. Professor, leciona no Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Escola Superior do Ministério Público da União, na Academia do Perito e na Academia de Forense Digital. É mestrando em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Colaborou com o anteprojeto de Lei nº 4.939/2020 sobre Diretrizes do Direito da Tecnologia da Informação. O promotor foi laureado duas vezes pelo Prêmio Innovare na categoria Ministério Público em 2011 (prêmio principal) e 2010 (menção honrosa). Além disso, recebeu as premiações Gestão de Excelência 2010 e 2012 do MPRJ e do CNMP 2012 (menção honrosa).
Tiago Gonçalves Veras Gomes
Integrante do Ministério Público desde 2005, Tiago Veras é graduado em Direito pela UFF e mestre em Direito e Políticas Públicas pela UNIRIO. É titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Itaboraí desde 2009 e ocupa o cargo de Diretor de Assuntos Legislativos da Amperj. Ocupou diversos cargos na Administração do MPRJ, sem se afastar do órgão de execução. Ele também é membro colaborador da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público e do Grupo Nacional de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.