Notícia

Iniciativa de Simone Sibilio é incluída no Banco de Boas Práticas do CNMP

Inserido em 28 de novembro de 2024
Compartilhamento

A iniciativa “Reencontro das vítimas com os seus direitos”, da promotora de Justiça Simone Sibilio do Nascimento, foi selecionada para compor o Banco de Boas Práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). A cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira passada (22), na sede do órgão em Brasília (DF).

Leia mais: ‘Você é o gestor’ promove encontro de associados em Penedo

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro recebe título de professor emérito da UERJ na segunda-feira (2)

A iniciativa de Simone é pautada em um tratamento mais humanizado das vítimas, garantindo que seus direitos sejam não apenas respeitados, mas ativamente promovidos. O objetivo é providenciar, antes mesmo da audiência, o contato direto das vítimas diretas e indiretas com o (a) promotor(a) de Justiça, para que fiquem cientes do andamento do processo, tenham acesso às informações e possam se sentir acolhidas.

Simone Sibilio afirma que sempre atuou com uma perspectiva centrada nas vítimas — o que entende como seu dever — ao longo de seus 20 anos de carreira no Ministério Público. Ela disse que não trabalha pensando em prêmios, mas se sentiu feliz e realizada ao ver seu protocolo de acolhimento reconhecido pelo CNMP.

“Não somos melhores porque ganhamos um júri e sim porque promovemos o reencontro das vítimas com seus direitos de informação, proteção, participação e reparação. Se a vítima sentir que teve acolhimento com minha atuação, para mim, esta é a melhor recompensa. Coloquei o troféu e o certificado do CNMP, com alegria e gratidão, no meu gabinete. O sentimento de agradecimento de todas as vítimas está em meu coração.”

O Banco de Boas Práticas da CSP/CNMP, já atualizado com a iniciativa de Simone, pode ser consultado clicando aqui.