O Curso de Filosofia da Amperj está de volta. Após um breve recesso para recarregar as energias, o professor Silvério Ortiz apresenta um novo módulo: “Jogando com o inimigo”. Ao longo de cinco aulas, ele vai falar sobre a história do líder humanitário Nelson Mandela, símbolo da luta contra o Apartheid na África do Sul, sob a ótica da Ética de Kant.
Leia mais: Confira as publicações lançadas pelo CNMP em 2024
Ouvidoria do MPRJ inaugura novo formulário para recebimento de denúncias
Para aprofundar a história de Nelson Mandela, Silvério vai apresentar cenas do filme “Invictus”, de 2009, dirigido por Clint Eastwood. Além disso, serão discutidos trechos do livro “Longo caminho para a liberdade” — autobiografia do sul-africano — em paralelo com os conceitos filosóficos kantianos.
Mandela foi condenado à prisão perpétua em 1964 por acusações de sabotagem contra o governo. Permaneceu na prisão até 1990, mas manteve-se politicamente ativo contra a segregação racial que imperava no país. Quando ficou livre novamente, foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e foi eleito presidente da África do Sul em 1994. Ocupou o cargo até 1999.