Notícia

MPRJ cria Força-Tarefa para combater crimes de violência contra a mulher

Inserido em 9 de janeiro de 2025
Compartilhamento

A Procuradoria-Geral de Justiça do Rio publicou uma resolução nesta quarta-feira (8) para estabelecer uma Força-Tarefa destinada à prevenção e à redução dos crimes de violência contra a mulher. O objetivo é combater episódios de feminicídio de maneira mais estruturada e eficaz.

Leia mais: Cláudio Henrique Viana é o primeiro convidado do ‘Amperj Convida’ em 2025

IPVA 2025: confira calendário de pagamentos no Rio de Janeiro

A Força-Tarefa foi organizada com dados do Dossiê Mulher 2024, publicado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) em dezembro. As informações compiladas revelam um aumento expressivo dos casos de descumprimento de medidas protetivas de urgência por todo o estado. As taxas de violência de gênero cresceram em todas as regiões do Rio em comparação com o ano anterior. No Norte Fluminense, por exemplo, o número de vítimas a cada 100 mil mulheres passou de 1.091 para 1.479 — aumento de 35%.

O grupo recém-criado atuará de forma conjunta e integrada para aprimorar a efetividade das medidas protetivas e articular ações entre diferentes órgãos a fim de garantir a segurança das vítimas. A Força-Tarefa deve priorizar as regiões com maiores índices de violência, mas pode expandir seu escopo de atuação conforme necessário.

Leia a íntegra do Dossiê Mulher 2024.