Notícia

Animais de suporte emocional são aceitos nas dependências do MPRJ

Inserido em 10 de janeiro de 2025
Compartilhamento

Uma resolução do Ministério Público do Rio de Janeiro autorizou o ingresso de animais de assistência emocional em todas as dependências da instituição pelo estado. Com a nova determinação, tutores com transtornos psicológicos podem entrar e permanecer com seus pets nos ambientes do MP.

Leia mais: Orgulho e Preconceito: o extrato maior do complexo universo Austeniano

Convênios da Amperj oferecem aulas de dança para começar 2025 com alegria nos pés

O objetivo da medida é garantir o bem-estar de cidadãos e funcionários que circulem pelos prédios do Ministério Público, visto que os animais de suporte emocional são treinados para ajudar pessoas com transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão. O comportamento desses bichinhos — cachorros, em sua maioria — é previsível e, por isso, eles não incomodam ou ameaçam as demais pessoas.

A nova regulamentação requer que os animais estejam trajados com colete vermelho e crachá branco contendo nome do bicho e nome e CPF do tutor. Além disso, o dono deve apresentar a carteira de vacinação do pet, assim como um laudo emitido por psiquiatra ou psicólogo indicando a necessidade de tratamento com assistência animal. Um certificado de adestramento também precisa ser entregue no ato da entrada.