Notícia

Conselho Superior do MPRJ empossa novos membros para biênio 2025/2027

Inserido em 5 de fevereiro de 2025
Compartilhamento

Os novos membros do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro tomaram posse nesta quarta-feira (5) em cerimônia no auditório do edifício-sede do MP. O CSMP é o órgão responsável por fiscalizar a atuação da instituição e zelar por seus princípios. A solenidade foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira.

Leia mais: Curso de Filosofia encerra módulo sobre Nelson Mandela

MPRJ recria grupo especializado em segurança pública

Eleitos em novembro do ano passado para o biênio 2025/2027, os novos conselheiros empossados são — em ordem alfabética — Ana Cintia Lazary Serour, Anna Maria Di Masi, Dennis Aceti Brasil Ferreira (vice-presidente da Amperj), Ediléa Gonçalves dos Santos Cesario, Gláucia Maria da Costa Santana, Marcos Ramayana Blum de Moraes e Walberto Fernandes de Lima. Reeleita, Katia Aguiar Marques Selles Porto também tomou posse.

Após a assinatura do termo de posse, a procuradora Gláucia Santana fez um discurso no qual destacou o peso da responsabilidade do cargo e agradeceu aos colegas pelos votos recebidos. Ela afirmou que os conselheiros vão atuar juntos para tornar o Ministério Público cada vez mais eficiente. 

“Precisamos de um MP mais ágil para a sociedade. Faremos tudo que estiver ao  nosso alcance para trabalhar nesse sentido e corresponder à confiança depositada em nós. Devemos nos comprometer sempre e cada vez mais com a clareza dos critérios em nossas decisões, porque são elas que trazem legalidade, legitimidade e justiça para aquilo que desejamos para o dia a dia da nossa instituição”, afirmou Gláucia.

Membro do Conselho Superior nos últimos quatro anos, o procurador-geral de Justiça saudou a nova composição do CSMP, que classificou como um grupo bem preparado para a função. “Servir no órgão colegiado requer humildade para ouvir opiniões diferentes e exige sobretudo respeito, que é o pressuposto do diálogo. Tenho certeza de que os procuradores que assumem hoje este mandato cultivarão esse tipo de ambiente”, disse Antonio José.

O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, prestigiou a posse dos colegas procuradores e expressou seus votos de boa sorte. “Desejo muito sucesso a todos os empossados, colegas muito qualificados para ocupar umas das funções mais importantes do Ministério Público.  Tenho certeza de que será um mandato muito profícuo.”

A cerimônia também marcou a posse dos suplentes Angela Maria Silveira dos Santos, Celso de Andrade Loureiro, Guilherme Eugênio de Vasconcellos, Marcelo Daltro Leite, Márcio José Nobre de Almeida e Marcus Cavalcante Pereira Leal. Ausente por motivo pessoal, Orlando Carlos Neves Belém será empossado em data a ser definida.