
A internet é um ambiente de infinitas possibilidades. É possível encontrar de tudo um pouco navegando pela rede, que também permite mais rapidez na comunicação e muita troca de experiências entre bilhões de pessoas conectadas no mundo inteiro. Apesar dos pontos positivos, há muitos perigos nessa intensa conectividade — e é fundamental saber se proteger contra eles. Para ajudar a navegar com segurança, o gerente de Tecnologia da Informação da Amperj, Allan Julianelli, passa a escrever uma coluna quinzenal no site da associação. O primeiro texto, que trata da prevenção contra golpes via WhatsApp, vai ao ar na segunda-feira (10). Acompanhe!
Leia mais: Conselho Superior do MPRJ empossa novos membros para biênio 2025/2027
Defesa da democracia no Brasil e na Alemanha é tema de seminário na Escola Superior do MPU
Inspetor da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro desde 2002, Allan conta que a maioria das ocorrências registradas nas delegacias atualmente está relacionada a crimes cibernéticos — qualificados em grande parte como estelionato. Os delitos são cometidos por golpistas que se aproveitam da confiança ou da falta de conhecimento digital das vítimas para conseguir dados pessoais sigilosos e até mesmo realizar transferências bancárias.
Para o gerente de TI da Amperj, a nova coluna vai ajudar os associados a identificar os diferentes tipos de golpes e a se proteger melhor na internet. “O objetivo da abordagem é que nossos associados fiquem atentos aos principais golpes virtuais existentes e aos novos, que surgem quase diariamente. Seguindo as dicas, os leitores conseguirão se resguardar contra perdas financeiras e vazamento de dados”, afirma Allan.
Batizada de “Cibersegurança em Foco”, a nova coluna de Allan Julianelli será publicada a cada duas semanas, sempre às segundas-feiras, no site da Amperj. Fique ligado e não perca as dicas para desfrutar dos benefícios da internet sem correr riscos.