
O desembargador Ricardo Couto de Castro tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro na última sexta-feira (7), em cerimônia realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, na sede da instituição. O magistrado sucede Ricardo Rodrigues Cardozo na chefia do TJ-RJ e exercerá seu mandato no biênio 2025-2026.
Leia mais: Promotores do 37º Concurso recebem insígnias institucionais da Amperj
Nova diretoria da Amperj toma posse para biênio 2025-2026
Em seu primeiro discurso no cargo, Ricardo Couto assumiu o compromisso de oferecer uma Justiça mais célere, próxima do cidadão e pautada pelo desenvolvimento humano. Ele destacou a necessidade de modernização do sistema judiciário fluminense e defendeu a união institucional. “É hora de juntarmos forças pelo Rio. As instituições têm que agir com seriedade e de forma conjunta. Não podemos mais deixar o tempo passar”, afirmou.
Na solenidade, o novo presidente do TJ-RJ empossou os demais integrantes da administração: o corregedor-geral da Justiça, Cláudio Brandão de Oliveira; a primeira vice-presidente, Suely Lopes Magalhães; a segunda vice-presidente, Maria Angélica Guerra Guedes; o terceiro vice-presidente, Heleno Ribeiro Pereira Nunes; e o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Claudio Luis Braga dell’Orto.
A Amperj deseja sucesso à nova administração do Tribunal de Justiça.