Notícia

‘História em Destaque’ homenageia Marija Yrneh, primeira corregedora-geral do MPRJ

Inserido em 12 de fevereiro de 2025
Compartilhamento

A procuradora de Justiça aposentada Marija Yrneh Rodrigues de Moura, primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, é a homenageada da 46ª edição do projeto “História em Destaque”,  promovido pelo Centro de Memória da instituição. Ela foi diretora administrativa da Amperj no biênio 1978-1980 e conselheira consultiva entre 1986 e 1988.

Leia mais: Presidente da Amperj acompanha primeira sessão do ano no Conselho Nacional do Ministério Público

‘O policial vai pensar antes de fazer algo errado’, diz Allana Poubel sobre câmeras corporais

Marija Yrneh nasceu em 11 de janeiro de 1939, em Porto Alegre (RS). Diplomada em música pelo Conservatório Brasileiro de Música em 1957, graduou-se em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (atual Uerj) em 1964. Iniciou sua trajetória no MP em 1971, quando tomou posse como defensora pública do Estado da Guanabara — na época, a defensoria era vinculada ao Ministério Público.

Após atuar em varas criminais e curadorias, foi promovida à procuradora de Justiça em 1987. Marija passou a atuar na esfera administrativa institucional. Entre 1988 e 1991, foi subcorregedora de Justiça e depois nomeada corregedora-geral do MPRJ em 1993, com a função de fiscalizar a  instituição.

Marija Yrneh Rodrigues de Moura aposentou-se em 2009, deixando um admirável legado de pioneirismo no Ministério Público do Rio de Janeiro. Clique aqui para obter mais informações sobre sua trajetória.