
Uma nova modalidade de golpe tem como alvo os motoristas do Rio de Janeiro. Criminosos enviam falsos boletos de multas em mensagens por e-mail ou SMS para enganar as vítimas. Caso receba alguma notificação semelhante, não faça a transferência: é fraude. O Detran.RJ adverte que não envia comunicação eletrônica sobre infrações.
Leia mais: Revista sobre segurança pública do CNMP recebe artigos até junho
Presidente da Amperj participa da primeira reunião da Conamp em 2025
De acordo com o órgão de trânsito, as notificações de multa são enviadas apenas por carta registrada, entregue diretamente no endereço do proprietário do veículo cadastrado no sistema. O site do Detran e o app da Carteira Digital de Trânsito são os únicos meios oficiais com dados sobre infrações.
O ambiente virtual está repleto de golpes e, por isso, é importante saber se proteger. Para aprender a identificar essas tentativas de estelionato, acompanhe a nova coluna “Cibersegurança em Foco”, assinada pelo gerente de TI da Amperj, Allan Julianelli. A primeira edição já está disponível para leitura.
Serviço para associados
A Amperj oferece serviços junto ao Detran e a outros órgãos que atuam no trânsito para ajudar na resolução de pendências burocráticas de associados e dependentes com o órgão. Caso tenha alguma dúvida dessa natureza, entre em contato com a funcionária Cláudia Azevedo pelo e-mail claudia.azevedo@amperj.org — cópias de documentos devem ser enviados neste endereço eletrônico.