
A estrada que liga Rio de Janeiro a São Paulo vai ganhar 21 pedágios de passagem livre com uma novidade peculiar: em feriados e horários de pico, quando há maior fluxo de veículos na rodovia, a tarifa será mais alta. A tecnologia chegará primeiro ao trecho entre Arujá e a capital paulista, em maio.
Leia mais: Falta um mês para o Torneio de Beach Tennis da Amperj; inscreva-se!
Amperj sedia evento de lançamento de livro sobre Direito Penal
No trecho inaugural, os equipamentos serão instalados nas entradas e saídas das pistas marginais para as expressas — parte da estrutura da via está em fase final de construção. Quem rodar pela pista expressa pagará pedágio. Caso opte pelo deslocamento exclusivamente nas marginais, o motorista não será cobrado. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a medida.
Lembrete: para pagar os pedágios free flow na Dutra e na Rio-Santos — caso seu veículo não tenha tag —, é preciso acessar o site ou app da concessionária CCR Rio SP. O pagamento deve ser realizado em até 30 dias após a passagem. Caso isso não aconteça, o condutor pode ser penalizado por evasão de pedágio — infração grave com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Segundo a ANTT, a tecnologia free flow da Rio-Santos registrou mais de 650 mil multas em 2024.
Serviço para associados
A Amperj oferece serviços junto ao Detran e a outros órgãos que atuam no trânsito para ajudar na resolução de pendências burocráticas de associados e dependentes com o órgão. Caso tenha alguma dúvida dessa natureza, entre em contato com a funcionária Cláudia Azevedo pelo e-mail claudia.azevedo@amperj.org — cópias de documentos devem ser enviados neste endereço eletrônico.