Notícia

Carlos Bernardo palestra sobre vinhos franceses em evento com degustação na Amperj

Inserido em 11 de abril de 2025
Compartilhamento

Formado pelo French Wine Scholar, da Wine Scholar Guild, o promotor de Justiça Carlos Bernardo Alves Aarão Reis ministrou uma masterclass sobre duas impressionantes regiões vinícolas da França: Languedoc e Roussillon. Com degustação de seis vinhos, a apresentação para mais de 40 associados enófilos aconteceu na sede da Amperj, na noite de quinta-feira (10).

No evento, Carlos Bernardo apresentou a história e a geografia das regiões do Languedoc e do Roussillon — esta conhecida como Catalunha Francesa. O objetivo da exposição foi explicar aos presentes de que maneira aspectos sociais e características naturais influenciaram a produção local. Ao final, ele destacou a satisfação pela conversa despertar o interesse dos associados em saber cada vez mais sobre a cultura dos vinhos.

“Buscamos mostrar que, embora usualmente consideradas uma única região vitivinícola, o Languedoc e o Roussillon têm, na verdade, identidades próprias. O primeiro é a antiga Occitane; o segundo, a Catalunha Francesa, onde até hoje se fala catalão”, destacou o promotor. “O evento foi engrandecido por uma plateia atenta, que formulou várias perguntas instigantes. Isso apenas comprova o alto nível de conhecimentos de vinhos dos associados presentes.”

Intitulada “Tour de France — Languedoc & Roussillon”, a palestra abordou a importância dos vinhos de Indicação Geográfica Protegida (IGP), as diversas apelações de origem controlada das duas regiões (certificações especiais que atestam a origem do produto) e as uvas usadas e suas características, além dos estilos de vinhos produzidos. Em um capítulo à parte, foram analisados também os vinhos espumantes de Limoux, Languedoc.

Outro destaque da apresentação foi uma exposição sobre os chamados Vins Doux Naturels — vinhos elaborados com a técnica da mutage, que consiste em interromper a fermentação adicionando álcool ao mosto. Nesse ponto, foram abordados diversos estilos e terminologias e se traçou um paralelo comparativo entre alguns exemplares franceses e os tradicionais vinhos do Porto.

Os associados degustaram — e aprovaram — seis vinhos durante a experiência, sendo um branco, três tintos e dois Vins Dous Naturels:

Vignerons Catalans Elevation Les Coteaux Blanc Côtes du Rossillon 2019;
Gérard Bertrand Minervois “An 873” 2021;
Gérard Bertrand Saint-Chinian “An 1877” 2019;
Gérard Bertrand Côtes du Roussillon Villages Tautavel “An 560” 2020 (eleito melhor tinto da noite);
Gérard Bertrand Baynuls Traditionnel 2018 (preferido da maioria entre os vinhos fortificados);
Dom Brial Hors d’Âge Rivesaltes Ambré N.V.

Os eventos de degustação fazem parte do Amperj Vinhos, um programa comandado pelo promotor Carlos Bernardo, que reúne associados que se interessam por enologia. Nos encontros, há troca de conhecimentos e de sugestões para degustação. Para se inscrever no clube, envie e-mail para clubedovinho@amperj.org e não deixe de consultar as cartas de vinhos da associação pelo app ou intranet da Amperj.