Notícia

Execução penal e desafios do sistema prisional são temas do ‘Amperj Convida’

Inserido em 15 de abril de 2025
Compartilhamento

Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Execução Penal do Ministério Público do Rio, a promotora de Justiça Andrezza Duarte Cançado falou sobre os principais desafios do sistema prisional brasileiro em entrevista ao podcast “Amperj Convida”. Na conversa com a apresentadora Heloisa Carpena, ela destacou o papel institucional do MP na execução penal.

Leia mais: Primeiro encontro do GT Rosa Carneiro será em maio na Amperj

Praia, sol e beach tennis: associados têm fim de semana animado em Ipanema

Entre os temas abordados na conversa, estavam os procedimentos relacionados ao cumprimento da pena, que abrangem aspectos como concessão de benefícios legais, progressão de regime e até incidentes que podem surgir durante a execução.

Andrezza também ressaltou a importância das penas alternativas, aplicadas em casos de menor gravidade com objetivo de tornar o sistema mais eficiente e menos dependente do encarceramento.

A entrevista também tratou do trabalho de fiscalização do Ministério Público, essencial para garantir tanto o cumprimento das penas dentro dos parâmetros legais quanto a preservação dos direitos dos custodiados — o que envolve entre outras coisas, o monitoramento permanente das unidades prisionais. Além disso, a promotora também comentou problemas estruturais, como superlotação e presença de líderes de organizações criminosas em presídios.

Para saber mais, ouça a íntegra do episódio!