
Os primeiros aprovados no concurso de 1971 do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro completam 54 anos de posse nesta terça-feira (15). A Amperj parabeniza os colegas e agradece a todos pela dedicação à instituição — que cresceu bastante ao longo das décadas, de acordo com o procurador de Justiça aposentado Carlos Alberto Pires de Carvalho e Albuquerque: “Quando entramos, o MP não contava com a estrutura de hoje.”
Leia mais: Reunião do CNPG debate temas de interesse do MP brasileiro
Confraternização marca despedida de promotores de Cabo Frio
O procurador contou que ainda mantém laços de amizade com os demais integrantes da turma, que classificou como um grupo fundamental para consolidar a instituição. “Meus colegas do concurso de 1971 são meus amigos até hoje”, afirmou, lembrando do intenso ritmo de trabalho. “Trabalhávamos como loucos, mas foi um período muito bom.”
A união do grupo foi destacada também pelo procurador aposentado Eduardo Valle de Menezes Cortes, que ressaltou o papel de liderança de três mulheres no concurso: Telma Diuana, Marija Yrneh e Marly Macedônio. “Guardo a felicidade de manter até hoje laços de amizade com muitos dos colegas, como Antonio Carlos Biscaia, Carlos Alberto Pires Albuquerque, Ronaldo Mascarenhas e Jorge Lobo. Esta data é momento também de reverenciar a memória dos que partiram prematuramente e que, por alguns anos, integraram esse grupo harmonioso”, disse Eduardo.
A turma de 1971 é lembrada pelo legado construído ao longo de décadas de atuação. Os aprovados foram: Antonio Carlos Silva Biscaia, Benevides Aristeu Lunz, Carlos Alberto Pires Albuquerque, Cypriano Lopes Feijó, Denise Camolez, Domingos Henrique Leal Braune, Edmundo José Anjo Coutinho, Eduardo Mayr, Eduardo Valle de Menezes Côrtes, Evangelina Rosado Spinelli, Fernando Araripe Moraes Quadros, Jorge Ibrahim Salluh, Jorge Joaquim Lobo, José Augusto de Araujo Neto, Laércio Guarçoni, Lucy Lopes Kratz, Luis Fernando Ribeiro Matos, Marija Yrneh Rodrigues de Moura, Mario Robert Manheimmer, Marly Macedônio França, Newton Campos de Medeiros, Ricardo Hungria Ferreira Pinto, Ronaldo Tostes Mascarenhas, Sérgio Verani, Sidali João Moraes Guimarães e Telma Musse Diuana.
A Amperj presta sua homenagem a todos os integrantes da turma, celebrando não apenas a data, mas uma trajetória marcada por ética, amizade e dedicação à instituição.