
O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, foi reconduzido ao cargo na sexta-feira (6). A solenidade de posse foi no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MPRS, em Porto Alegre, e reuniu autoridades, promotores e procuradores gaúchos e convidados de outros estados. O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, esteve presente na cerimônia ao lado de outros líderes associativos.
Leia mais: Diretoria da Amperj debate temas associativos em reunião híbrida
Revista da Corregedoria Nacional do MP prorroga prazo para envio de artigos
Mais votado na eleição para composição da lista tríplice, Saltz agradeceu a confiança dos colegas de instituição e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “Passados dois anos, sou reconduzido ao cargo. Chego aqui chancelado pela maioria dos colegas, que entenderam que estes dois anos fizeram diferença na história da instituição e promoveram avanços inquestionáveis. Queríamos uma instituição diferente, que acompanhasse as demandas exigidas pelo tempo. E alcançamos êxito”, afirmou.
Natural de Uruguaiana, Alexandre Saltz ingressou no MPRS em 1990 e teve atuação destacada como promotor de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre. Ao longo da carreira, acumulou cargos administrativos. Ele foi secretário-geral da instituição e diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, além de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Rio Grande do Sul. Aos 58 anos, Saltz inicia sua segunda gestão à frente do Ministério Público gaúcho.