
A associação celebrou um novo convênio acadêmico, desta vez com o Instituto Joaquín Herrera Flores da América Latina, especializado em estudos avançados na área dos direitos humanos. O objetivo é estabelecer um marco jurídico e institucional para impulsionar atividades de formação científica, técnica e de pesquisa em matérias de interesse comum.
Leia mais: CNMP realiza sessão comemorativa de 20 anos em Brasília
Torneio Nacional de Tênis e Beach Tennis do MP será em setembro
As finalidades principais do acordo são, entre outras, promover intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes; executar projetos conjuntos de educação, pesquisa e extensão; e realizar cursos e conferências.
Fundado em 2014, o instituto é uma homenagem ao legado de Joaquín Herrera Flores, doutor em Direito pela Universidade de Sevilha e professor de Filosofia do Direito. Ao longo de sua carreira, ele desenvolveu uma teoria na qual defendeu a necessidade de “reinventar os direitos humanos” — que deveriam ser encarados como processos sociais, econômicos, políticos e culturais capazes de subverter uma ordem global que, na visão de Herrera Flores, não garante a dignidade humana. O acadêmico faleceu em 2009.
Saiba mais no site oficial do Instituto Joaquín Herrera Flores.