
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizou a 9ª Sessão Ordinária de 2025 nesta terça-feira (10), em Brasília. A ocasião marcou o mês de celebração de 20 anos da entidade, instituída em 21 de junho de 2005 com objetivo de servir a sociedade brasileira através do aprimoramento e fiscalização do MP, prezando pela unidade e autonomia funcional. O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, esteve presente na sessão e prestou suas homenagens ao lado de outras lideranças associativas.
Leia mais: Torneio Nacional de Tênis e Beach Tennis do MP será em setembro
Presidente da Amperj prestigia posse do PGJ do Rio Grande do Sul
“O CNMP tem sido importante na consolidação de um Ministério Público mais forte, transparente e eficiente, atuando com independência, mas também com responsabilidade perante a sociedade, respeitando a autonomia das diversas unidades do MP e a independência funcional de seus membros”, declarou Cláudio Henrique, reforçando os valores de ética, credibilidade, transparência e compromisso social que caracterizam a atuação do CNMP.
É função constitucional do conselho — entre outras importantes competências — zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministério Público, fiscalizar os atos praticados por membros ou órgãos do MP e elaborar relatórios anuais com sugestões para aprimorar a atuação da instituição no âmbito da União e dos Estados. O CNMP é presidido pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.