Notícia

Curso de Filosofia aborda as ‘baixas colaterais’ do consumismo

Inserido em 2 de julho de 2025
Compartilhamento

O professor Silvério Ortiz, do Curso de Filosofia da Amperj, preparou uma aula sobre os efeitos obscuros do consumismo para esta quarta-feira (2). As reflexões sobre o fenômeno, que se torna cada vez mais complexo na sociedade contemporânea, são inspiradas no capítulo final do livro “Vida para Consumo”, de Zygmunt Bauman. O autor polonês se utiliza do termo “baixas colaterais” para explicar as consequências sorrateiras do sistema consumista.

Leia mais: ‘Amperj Convida’: Viviane Alves traça panorama do aborto legal no Bras…

Conamp divulga regimento para teses com foco no Congresso Nacional do …

“Vamos analisar esse lado mais obscuro das questões que Bauman levanta em sua obra”, disse Silvério. A abordagem vai propor um olhar atento para os impactos negativos que o consumismo provoca tanto no cotidiano das pessoas quanto na organização social, com foco nas sequelas existenciais deste modelo de vida baseado no consumo desenfreado. O professor vai mergulhar ainda nas consequências desse comportamento no meio ambiente — a crítica à cultura do excesso e à descartabilidade dos objetos está no centro do debate, que também avalia o conceito de  obsolescência programada.

O ciclo de aulas sobre Bauman — que completaria 100 anos em 2025 — está chegando ao fim. A partir da semana que vem, Silvério iniciará um ciclo de debates sobre os pensamentos de Espinosa e Nietzsche. Os encontros do Curso de Filosofia da Amperj acontecem toda quarta-feira, às 19h. Para participar, basta acessar a sala de aula do Zoom através do link enviado por WhatsApp no mesmo dia.