Notícia

No Conamp Mulher, Carla Araújo defende presença feminina nos espaços de poder

Inserido em 12 de junho de 2024
Compartilhamento

Relatora do painel “Atuação com perspectiva de gênero” no 2º Conamp Mulher, iniciado nesta quarta-feira (12) em Brasília, a procuradora de Justiça Carla Araújo, do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), disse que “a representatividade das mulheres nos espaços institucionais de poder e nos colegiados é essencial”.

Leia mais: Revista da Amperj destaca homenagem ao jurista Everardo Moreira Lima

Associação abre nesta quarta-feira (12) as inscrições no 3º Torneio de Tênis

Essencial, acrescentou ela, para que haja uma “atuação que concretize a equidade de gênero e para proporcionar visibilidade e atuação transformadora nas questões de gênero”. O vice-presidente Dennis Aceti representa a Amperj no encontro.

A ministra Edilene Lôbo, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), destacou na palestra inaugural a baixa representatividade feminina nos Poderes Legislativo e Executivo municipais e a vigilância das regras que garantem as candidaturas femininas e de pessoas negras. 

Ela falou sobre a necessidade de um plano de combate à violência política contra as mulheres negras, principalmente na internet, e da fiscalização contra as fraudes nas candidaturas femininas.

A promotora Roberta Rosa Ribeiro, coordenadora do Fórum de Igualdade de Raça e Gênero da Amperj, participará na manhã desta quinta-feira (13) do painel “Representatividade de Gênero e Interseccionalidades para a Transformação Social”, como presidente de mesa. Ela falou sobre suas expectativas em relação ao congresso.

“Esperamos que o evento seja um sucesso, com representatividade, e que tenha pautas relacionadas com a atividade do Ministério Público. Também pensando em política institucional, para fortalecimento da representatividade das mulheres no MP”, afirmou.

O 2º Conamp Mulher reúne representantes do Poder Judiciário, como a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia e o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa. 

Confira a programação clicando aqui.