Notícia

Lançamento de livro sobre acesso à Justiça reúne mais de 60 pessoas na Amperj

Inserido em 9 de maio de 2024
Compartilhamento

Com a presença de mais de 60 pessoas, o livro “Acesso à Justiça e os Desafios do Nosso Tempo” foi lançado nesta quarta-feira (8), na sede da Amperj. A publicação é uma seleção de artigos de 27 autores, e foi organizada pelo diretor cultural da Amperj, Rogério Pacheco, e pelo professor Fernando Gama de Miranda Netto.

Leia mais: ‘Escolha pelo MP foi uma das melhores na vida’, diz Ana Cristina Huth de Macedo, no 30º aniversário do 15° Concurso

Atualize seu cadastro para participar na eleição da Amperj

“Foi ótimo. Toda oportunidade de reunir o Ministério Público e a Academia é bem-vinda. O que vimos aqui foi esse encontro em toda a sua diversidade de pessoas, ideias. Foi uma verdadeira integração”, afirmou Rogério Pacheco, que também celebrou o grande público que prestigiou o lançamento.

O evento contou com a presença de 16 dos 27 autores dos artigos, associados da Amperj e professores e estudantes da Universidade Federal Fluminense. Publicado pela Editora Lumens, o livro é resultado da cooperação científica entre a Amperj e a UFF. 

Além de organizar o lançamento, Rogério Pacheco assina, com o diretor financeiro da Amperj, Felipe Ribeiro, o capítulo “Justiça Administrativa no Brasil e as Prerrogativas Processuais da Administração Pública na Perspectiva do Acesso à Justiça”.

“Nosso artigo conta um pouco da experiência brasileira, e de como, em certa medida, o modelo de Justiça Administrativa aqui adotado deixou de prestigiar o cidadão, contribuindo para sua fragilização – ainda presente – diante do aparato estatal”, explicou Felipe Ribeiro.

A promotora Joana Fernandes Machado, autora de um capítulo, destacou a importância do encontro. “O evento foi uma excelente oportunidade de reunir os autores e divulgar a obra coletiva que se propôs a trazer interessantes reflexões sobre o acesso à Justiça e os desafios do nosso tempo.”

Também estiveram no lançamento os autores, e membros do MPRJ, Guilherme Magalhães Martins, Inês Andreiuolo, Marcela do Amaral Barreto de Jesus Amado, Michelle Bruno Ribeiro, Pedro Rubim Borges Fortes e Sidney Rosa da Silva Junior.