Instituto Superior do Ministério Público (ISMP)

O Instituto Superior do Ministério Público (ISMP) é mantido pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), constituindo seu braço acadêmico.  A Amperj foi fundada em 24 de abril de 1946, com o nome de Associação do Ministério Público do Distrito Federal, sendo declarada de utilidade pública pela Lei nº 1.277/67, do antigo Estado da Guanabara. Dando cumprimento ao seu Estatuto, na parte em que dispõe sobre os investimentos no aprimoramento profissional, a Amperj criou o ISMP em 2004, com quatro objetivos básicos iniciais, que eram: promover o aprimoramento e atualização constante dos membros e servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; iniciar novos integrantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no desempenho de suas funções institucionais; desenvolver projetos e programas de pesquisa na área jurídica; zelar para que o Ministério Público seja reconhecido como instituição essencial à função jurisdicional do Estado.

Neste desiderato, o ISMP iniciou suas atividades ofertando cursos de pós-graduação lato sensu, para o qual estava credenciado através da Portaria Ministerial nº 1.135/08, tendo concluído os cursos de: Criminologia e Direito Penal, que foi pioneiro, pelo prazo de três anos.

Ao longo dos anos o ISMP veio a diversificar a sua oferta de pós-graduação, tendo oferecido os seguintes cursos: Processo Penal, Direito Ambiental, Processo Civil Moderno, Direito da Criança e do Adolescente, Criminologia e Direito Penal e Direito Público e Privado.

Para além das ofertas de pós-graduação “lato sensu”, o ISMP, isoladamente, ofereceu diversas atividades de extensão dentre as quais: Atividade de inteligência Teoria e Prática, Problemas de Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor e Direito Criminal Ambiental.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio da educação.

Visão

Ser reconhecido como instituição de qualidade em educação e cultura, vinculada aos seus objetivos e compromissos com a sociedade.

Valores

Compromisso com a educação de qualidade, com foco na aprendizagem e empregabilidade;

postura ética;

solidariedade;

transparência nas relações internas e externas;

respeito à pluralidade de ideias;

aprimoramento constante;

comprometimento com metas e resultados;

gerenciamento autossustentável e consciência social.