Notícia

Mútua: saiba mais sobre apoio oferecido em caso de falecimento

Inserido em 9 de agosto de 2021
Compartilhamento

Prestes a completar 70 anos, a Mútua é um dos serviços mais antigos oferecidos pela Amperj. A rede de apoio foi desenvolvida com o objetivo de dar apoio a familiares e dependentes de associados em caso de falecimento. Entre os benefícios, destaca-se o apoio financeiro na data de óbito do mutualista, de modo a garantir a cobertura de custos imediatos.

Leia Mais: Marco na luta contra a violência doméstica, Lei Maria da Penha completa 15 anos
Submissão de artigos para revista jurídica da Uerj vai até 20 de agosto

Atualmente, a Mútua, criada em outubro de 1952, conta com 169 participantes.Funciona assim: cada associado inscrito no programa contribui com 50% do valor do salário mínimo vigente quando é registrado um falecimento. O último benefício pago a herdeiros foi de R$ 84.645,00. O fundo social de pecúlio é administrado pelo setor financeiro da Amperj.

A ideia é prestar suporte à família do associado num momento de fragilidade emocional e possível comprometimento das finanças. Em vida, o participante pode, a qualquer momento, excluir, acrescentar ou trocar o beneficiário, desde que faça a comunicação por escrito.

A Amperj vem registrando desaceleração de novas adesões à Mútua. Para o procurador de Justiça aposentado Sérgio de Andréa Ferreira, um dos membros mais antigos, a oxigenação do quadro de participantes é fundamental para a expansão do trabalho.

“O grande trunfo da Mútua é a família receber toda a quantia na data do óbito do servidor público, diretamente por transferência bancária, estando isento de imposto de renda. A Mútua é uma instituição que deve ser mantida e o ingresso a ela deve ser incentivado”, explica.

O procurador ingressou no MPRJ em 1963, e, desde então, preocupa-se em dar conforto financeiro à família. “A minha preocupação sempre foi proteger a minha família no caso da minha morte. Todo este patrimônio é nosso. Devemos preservá-lo e levá-lo adiante”, ele afirma.

Para o presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, “o ingresso de novos membros é fator decisivo para a perpetuação do programa, que ao decorrer dos anos tem dado suporte a tantas famílias”.

Clique aqui para conhecer o estatuto da Mútua da Amperj.