Notícia

Procuradores de Justiça elegem novos membros para o Órgão Especial

Inserido em 25 de agosto de 2021
Compartilhamento

Dez integrantes do MPRJ foram eleitos, na segunda-feira (23), para compor o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça no biênio 2021/2023. Participaram do pleito 190 procuradores, de um total de 195 aptos a votar. Todos os votos foram computados pelo Sistema Eletrônico de Votação (SEV).

Leia Mais: Conamp lança iniciativa de apoio à cultura
O legado deixado por Carlos Alberto Chaves

Os novos integrantes eleitos são Carlos Roberto de Castro Jatahy; Marcelo Daltro Leite; Angela Maria Silveira dos Santos; Márcia Maria Tamburini Porto; Carla Rodrigues Araujo de Castro; Sávio Renato Bittencourt Soares Silva; Nelma Gloria Trindade de Lima; Márcio José Nobre de Almeida; Elizabeth Carneiro de Lima; e Antonio Carlos da Graça de Mesquita. A posse está marcada para o dia 24 de setembro.

Os integrantes do Colégio têm atribuições de grande relevância, como dar posse ao procurador-geral de Justiça e ao corregedor do MP e propor a criação de cargos e serviços auxiliares, modificações na Lei Orgânica Estadual do MP e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais.

A votação de segunda-feira teve a supervisão da mesa receptora e apuradora, composta pelos procuradores Maria Cristina Tellechea, que exerceu a presidência do pleito, Luiza Theresa Baptista de Mattos e Adolfo Borges Filho.

Para Carlos Roberto Jatahy, o mais votado, “a eleição reflete o espírito democrático do MP, tão essencial nos tempos conturbados que vivemos. Todos os eleitos têm legitimidade para auxiliar a condução do parquet no efetivo exercício de suas funções constitucionais preconizadas na Constituição Federal de 1988”.

O presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, que foi membro eleito do Órgão Especial por dois mandatos, entre 2017 e 2021, parabenizou os colegas. “O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça tem o importante papel de sintetizar e representar o conjunto de procuradores, desempenhando funções relevantes para a instituição. Parabenizo aos colegas eleitos, desejando o mais profícuo mandato”.

O Órgão Especial é composto pelo PGJ, Luciano Mattos, pela corregedora-geral, Luciana Sapha, pelos dez procuradores de Justiça mais antigos na classe e por estes dez eleitos.