Notícia

Turma do 21º Concurso do MPRJ celebra 23 anos de posse

Inserido em 4 de novembro de 2021
Compartilhamento

“Sentimento de gratidão e muito amor No Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro”, resume a promotora de Justiça Alessandra Honorato Neves, ao lembrar da posse no MPRJ, em 1998. Ela é da turma do 21º Concurso, que completou 23 anos nesta quarta-feira (3).

Leia mais: Convênio com rede hoteleira amplia oferta de benefícios para associados
Presidente da Amperj participa de reunião da Conamp sobre a PEC 05

“Conseguir fazer o bem na sociedade, por meio do MP, era um sonho que se tornou realidade naquele dia. É uma honra integrar uma das instituições mais sérias do nosso país. Lógico que juntamente a essa satisfação emana uma enorme responsabilidade de cumprir nosso dever com independência, altivez, proatividade e transparência. Continuo empolgada com nossos ideais”, disse Alessandra, que desde criança acompanhou a mãe na função de promotora de Justiça.

O desejo de contribuir com a sociedade era o que unia e motivava a turma em um mesmo ideal, lembra o promotor Carlos Frederico Saturnino. “Era um grupo de pessoas idealistas, que tinham a perfeita noção da relevância do que estava por vir nas décadas seguintes. Queríamos participar da construção de uma sociedade em que direitos e deveres fossem mais do que promessas e aspirações. Acredito que fizemos a nossa parte com muita coragem e equilíbrio”, conta.

A promotora de Justiça Adriana Lucas define a turma como “um grupo muito especial, alegre, composto de colegas valorosos e vocacionados que ao longo dos anos honraram o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro”. “Alguns já não estão na Instituição, e infelizmente alguns já não estão entre nós, como nosso querido colega André Perez, que tão novo nos deixou, mas que teve tempo de marcar sua passagem, com legado de muito trabalho e dedicação”, disse a promotora.

Após tantos anos da posse, o sentimento dos promotores de agir em prol da sociedade continua sendo o mesmo e se renova anualmente. “Ao ingressar na carreira do Ministério Público, sempre via a função da instituição como uma possibilidade de os seus agentes interferirem diretamente na mudança da realidade social. Hoje, passados 23 anos, verifico que estava certo lá atrás: realmente temos uma possibilidade e uma responsabilidade muito grandes na contribuição de melhorias na qualidade de vida de muita gente. Então, meu sentimento ainda é o mesmo daquela época, e, principalmente, agora confirmado por essas mais de duas décadas de atuação”, diz Vicente de Paula Mauro Junior.

Entre os associados do 21º Concurso, estão: Adriana Lucas Medeiros, Alberto Flores Camargo, André Machado Ricci, Anna Christina, Dantas Rodrigues, Beatriz Leal de Oliveira, Caroline Andrade Bueno Fernandes, Cesar Rampazzo da Cruz, Cláucio Cardoso da Conceição, Cláudia das Graças Matos de Oliveira Portocarrero, Cláudio Serra Feijó, Cristina Figueiredo de Castro do Rêgo Monteiro, Daniela Moreira da Rocha Vasconcellos, Danielle Silva de Carvalho, Dário Marcelo Menezes Brandão, Eduardo Paes Fernandes, Elisa Ramos Pittaro Neves, Elyèth Costa Silva Jardim, Erica Rogar, Fernanda Vale Pacheco de Medeiros, Flávia Ábido Alves, Flávia Figueiredo Roxo, Gustavo Campos de Oliveira, Jorge Magno Reis Vidal, José Luiz Acatauassú Bittencourt, José Luiz Pimentel Batista, Julio Machado Teixeira Costa, Leonardo Monteiro Vieira, Lúcio Pereira de Souza, Luís Otávio Figueira Lopes, Madalena Junqueira Ayres, Marcelo Moutinho Ramalho Bittencourt, Márcio Souza Guimarães, Mônica Martino Pinheiro Marques, Nelma Lúcia de Melo Mendes, Patrícia do Couto Villela, Paula Campello Costa Borges Fulchi, Paulo Tarso Santiago Leite, Rodrigo Lima Gomes, Rosana Barbosa Cipriano Simão, Rosana Rossés Petró, Rosemery Duarte Viana, Salvador Bemerguy, Simone Gomes de Souza, Simone Paiva da Motta, Valéria de Sousa Linck.