Notícia

Heloísa Barboza é primeira mulher a dirigir Faculdade de Direito da Uerj

Inserido em 10 de março de 2022
Compartilhamento

Na semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a professora e procuradora de Justiça aposentada Heloísa Helena Barboza tomou posse como diretora da Faculdade de Direito da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Esta foi a primeira vez que uma mulher assumiu a cadeira nos 87 anos da instituição.

Leia Mais: Palestra sobre novo regime jurídico previdenciário será nesta sexta, às 10h
Amperj promove encontro com palestra e degustação de vinhos argentinos

“O significado desta data vai muito além de mim. A visibilidade do trabalho das mulheres dentro da faculdade é um acontecimento histórico. Foram muitas décadas até uma mulher assumir o posto”, disse a professora. A solenidade que oficializou a nomeação de Heloísa Barboza aconteceu com um atraso de dois anos, devido à pandemia da Covid-19. Ela ocupa a função desde 2020.

Heloísa, que foi aluna de Direito da Uerj, falou sobre o incentivo que recebeu dos colegas para concorrer ao cargo. “Foi uma honra que nunca sonhei para mim. Fui incentivada pelos docentes a me candidatar para o posto e recebi o apoio de todos. Ninguém quis concorrer comigo”, disse.

Na ocasião também foram homenageados o reitor da Uerj, Ricardo Lodi, e o professor Ivan Garcia com uma placa comemorativa em função do trabalho realizado à frente da Faculdade de Direito, no período de 2016 a 2019.