Notícia

Terceira edição do ‘Mindful 21’ começou nesta quarta-feira (9)

Inserido em 10 de março de 2022
Compartilhamento

Oferecida pela Amperj aos associados, em parceria com o instrutor Damien Desnos, as sessões de ‘mindfulness’ tiveram início nesta quarta-feira (9), de forma online, pela plataforma Zoom. Ao todo, 21 pessoas, entre associados e dependentes, participam do programa “Mindful 21”.

Leia mais: Palestra sobre novo regime jurídico previdenciário será nesta sexta, às 10h
Fake news enfraquecem democracia em nome da liberdade de expressão, diz André Farah no Amperj Debates

“A primeira aula nos apresentou um panorama do curso, deixando-nos na boca um gostinho de quero mais e de uva-passa”, disse o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Nogueira de Azeredo, associado da Amperj.

“Motivado pela boa fama do Mindfulness, diante do relato de inúmeras experiências positivas de participantes anteriores, busco nesse programa o conhecimento de técnicas que me permitam lidar de forma mais consciente comigo mesmo, com as vicissitudes do dia a dia, com o estresse da agitada vida moderna, bem como com o impacto das novas tecnologias, sobretudo as redes sociais, nas minhas relações cotidianas”, completou o desembargador.

Quem também aprovou a sessão foi a procuradora de Justiça Rosa Maria Parise Galvão, que participa da atividade pela segunda vez com o marido. Eles fizeram na edição de 2021. “Quando apareceu essa oportunidade decidimos fazer de novo, porque fez muito bem para nós dois, principalmente porque estávamos vivenciando um período muito difícil em meio a pandemia. Mais uma vez, essa primeira aula já foi muito importante. Foi uma hora e meia que ficamos imersos, cuidando de nós mesmos”, relatou a procuradora.

No primeiro encontro, o instrutor Damien Desnos estabeleceu as bases do que é o mindfulness: atenção plena. “Abordamos não somente os pontos teóricos de que a atenção plena é a habilidade que a nossa mente tem de focar no momento presente, trabalhando assim nossa concentração e aumentando nosso bem-estar, mas sobretudo começamos a praticar”, explicou Damien Desnos.

O programa visa reduzir o estresse e a ansiedade, aumentando o equilíbrio emocional. “É um programa de 21 dias, com práticas síncronas e assíncronas. As práticas síncronas são quatro workshops de uma hora e meia ao vivo, e todos os dias tem um encontro assíncrono, ou seja, as pessoas recebem um áudio de prática de meditação guiada que podem praticar a qualquer momento no dia”, explica o instrutor.

Ele conta que o objetivo é instalar um hábito saudável no cotidiano dos participantes. “Além da prática formal, existe todo dia um pequeno desafio, uma prática informal para aprender a trazer esses elementos da atenção plena muito além da prática de meditação, mas para o cotidiano. Comer é atenção plena, caminhar, lavar a louça, e assim vai”, exemplifica Desnos.

Segundo ele, os benefícios são muito diversos já que é uma ferramenta de autoconhecimento, mas, de modo geral, as pessoas buscam reduzir o estresse e a ansiedade.

“A ansiedade é uma preocupação com o evento futuro que ainda não aconteceu e que, na maioria das vezes, aliás, nunca vai acontecer, mas é uma progressão hipotética de um futuro infeliz. Se trabalhamos com ‘mindfulness’, em focar no momento presente muito mais do que no que vai acontecer depois e no que aconteceu antes, naturalmente a ansiedade diminui drasticamente”, disse o instrutor.

A prática também é considerada um importante cultivo da inteligência emocional e do autoconhecimento. “Todos os dias eu vou tomar um tempo para olhar para dentro de mim, perceber como eu me sinto e quais são os meus padrões mentais. Então, ao me conhecer melhor, eu vou poder ter uma interação mais saudável com os outros e comigo mesmo”, conclui Damien Desnos.

A diretora Social da Amperj, Glaucia Maria Santana, foi quem motivou o ingresso do Mindful 21 na Associação. Ela, que também participa das sessões, destaca que “diante do sucesso das últimas edições a Amperj manteve a iniciativa”.

“Nosso objetivo é oferecer serviços que possam favorecer a qualidade de vida dos nossos associados e o mindfulness é, sem dúvida, uma atividade enriquecedora para gerar bem-estar no cotidiano de todos. Ficamos felizes com a adesão de associados e dependentes”, disse Gláucia Santana.

Os próximos encontros do grupo ocorrerão em 16, 23 e 30 de março, sempre às 19 horas, pela plataforma Zoom.