Notícia

Amperj promove lançamento de livro e debate sobre feminismo

Inserido em 14 de junho de 2022
Compartilhamento

O livro “Feminismo no Brasil: Memórias de Quem Fez Acontecer”, de Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy, foi lançado nesta segunda-feira (13), na Amperj. As autoras estiveram presentes, ao lado das coautoras Glória Percinoto e Maria Lúcia Vidal, para um debate e sessão de autógrafos. O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, e os diretores Rogério Pacheco e Felipe Ribeiro prestigiaram o evento.

Foi organizada uma mesa redonda, que pôde ser acompanhada de forma remota, sobre os principais aspectos do livro e como o feminismo foi construído ao longo dos anos. As discussões sobre o tema na Assembleia Nacional Constituinte também foram abordadas no debate.

Branca Moreira Alves explicou que a ideia da obra é fruto do livreto “O que é Feminismo”, publicado na década de 1980, e sempre foi um desejo das autoras ampliá-lo. Em 2019, elas começaram a produção, que precisou ser feita, em sua maior parte, de forma online, em virtude da pandemia. “Foi uma experiência que eu me emociono até hoje”, contou Branca sobre o processo de reencontrar as coautoras.

Jacqueline Pitanguy destacou que o livro “é importante para a nova geração que está na rua militando”, e Branca comentou sobre os altos e baixos que o feminismo percorre e, para ela, “temos que estar sempre prontos”. Após o debate, aconteceu uma sessão de autógrafos com coquetel no restaurante da Amperj.