Notícia

Amperj realiza Congresso e 1º Encontro sobre Tribunal do Júri em 2022

Inserido em 23 de dezembro de 2022
Compartilhamento

Em 2022, a Amperj e o MPRJ retomaram a tradição de promover fóruns de discussão nacionais de grande interesse para a classe. O Congresso da Amperj, em setembro, promoveu debate sobre os desafios trazidos pela Era Digita, com participação de cerca de 300 associados e convidados em dois dias no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. A Associação também realizou, em seu auditório, o 1º Encontro Estadual das Promotorias de Justiça com Atribuição para o Tribunal do Júri com objetivo de trocar experiências sobre casos e o convívio dos integrantes do tribunal.

Leia Mais: Com grande participação, eventos sociais da Amperj são sucesso em 2022
Associados se reúnem em jantar com recursos do ‘Você é o gestor’

1º Congresso da Amperj
O Congresso da Amperj reuniu 300 associados em 15 e 16 de setembro no Fairmont, em Copacabana. Os procuradores e promotores de Justiça debateram casos concretos e questões da Era Digital que vêm desafiando o Ministério Público do Rio de Janeiro.
Os debates foram dinâmicos, e o formato de mediação permitiu aos participantes trocar experiências. Os temas escolhidos pela Comissão Científica, coordenada pelo diretor cultural Rogerio Pacheco Alves, foram tecnologia, proteção de dados, provas digitais, violação dos direitos de crianças e adolescentes na internet e violência doméstica contra mulheres. Também houve debates sobre assuntos como combustíveis, sonegação fiscal e organizações criminosas, desburocratização das micro e pequenas empresas, e o novo marco legal do saneamento.
A palestra “A Reportagem como Ferramenta de Combate a Fake News” foi apresentada pelo jornalista Caco Barcellos, e o promotor de Justiça Emerson Garcia falou sobre a dignidade da pessoa humana. O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, fechou o evento com uma homenagem aos integrantes do Gaeco (Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do MPRJ) que atuam de forma corajosa e isenta, prestando relevantes serviços ao MP fluminense.

1º Encontro Estadual das Promotorias de Justiça com Atribuição para o Tribunal do Júri
O encontro foi organizado pelo promotor Heleno Nunes e reuniu colegas para trocar experiências sobre casos midiáticos e do convívio entre os integrantes do tribunal. Os desembargadores José Muiños Piñeiro Filho e Marcos Chut, oriundos do MP, e o procurador de Justiça Maurício estiveram presentes e falaram sobre a atuação da Promotoria em casos antigos de grande repercussão nacional, como os julgamentos dos assassinos da atriz Daniella Perez e dos responsáveis pela Chacina de Vigário Geral.
Fábio Vieira (Titular do 2º Tribunal do Júri da Capital) e Carlos Gustavo Coelho de Andrade (um dos responsáveis pelo caso Flordelis) foram os expositores do debate “Questões Práticas e Controversas do Dia a Dia da Atuação no Plenário”. O encontro permitiu que todos tirassem dúvidas e discutissem situações concretas – casos nacionais, como o de Henry Borel, e leis derivadas de casos primários foram abordados. O encontro contou também com Cláudio Henrique Viana, e o diretor financeiro, Felipe Ribeiro.