Notícia

Filmes sobre personagens históricos para assistir no feriadão

Inserido em 20 de abril de 2023
Compartilhamento

O feriadão começa nesta sexta-feira (21), quando é celebrado o Dia de Tiradentes, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. A Amperj separou alguns títulos de obras disponíveis nos streamings para você entrar no clima. Os filmes escolhidos tratam de figuras históricas nacionais. Não deixe de conferir!

Leia Mais: Aula de Literatura e Teatro vai debater Nelson Rodrigues

Inscrições para curso na Alemanha estão abertas até 30 de abril

“Joaquim” (2017) – YouTube Filmes

Para combinar com o feriado, o filme luso-brasileiro de 2017 “Joaquim” explica como o dentista mineiro se tornou o herói nacional Tiradentes. O filme tem direção de Marcelo Gomes e Júlio Machado no papel principal. A obra está disponível no YouTube Filmes para aluguel ou compra.

“A Viagem de Pedro” (2022) – Globoplay

O longa de Laís Bodanzky começa em 1831 e conta parte da história de Dom Pedro I. O filme apresenta uma faceta menos heróica e mais humana do imperador. A narrativa sensível se passa no Oceano Atlântico, dentro de uma fragata inglesa, e mostra um ex-imperador em busca de si mesmo. A viagem até a Europa o levará até o irmão que usurpou seu reino em Portugal. O filme está disponível no site da Globoplay.

“Carlota Joaquina – Princesa do Brazil” (1995) – Prime Video

O filme que marcou a retomada do cinema brasileiro é uma comédia que conta a história de Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI, que fugiu de Portugal para o Brasil em novembro de 1807 para escapar das tropas napoleônicas. O filme dirigido por Carla Camurati e estrelado por Marieta Severo e Marco Nanini é uma sátira ao período histórico e ao relacionamento do casal. Está disponível no Prime Video.

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) – Globoplay

A linguagem inovadora do diretor Glauber Rocha ficou marcada na história do cinema nacional. O filme trouxe para o cinema uma perspectiva nova para os filmes de cangaço e tinha narração em versos cordel, bem como fotografia inspirada na xilogravura. No filme, o vaqueiro Manuel e a esposa Rosa, que emulam as figuras de Lampião e Maria Bonita, fogem para o sertão após um homicídio. Disponível no site da Globoplay.