A Amperj realizou em sua sede, nesta quinta-feira (25), palestra e degustação de vinhos da região de Beaujolais, na França. O encontro foi organizado pelo promotor de Justiça Carlos Bernardo Alves Aarão Reis, responsável pelo Clube do Vinho da Associação. O segundo evento do ano contou com 40 associados e acompanhantes.
Leia Mais: Quatro filmes sobre o relacionamento humano com a tecnologia
Torneio de Beach Tennis vai reunir 35 associados e familiares
O encontro, chamado “Tour de France”, teve palestra ministrada por Carlos Bernardo e degustação às cegas de cinco rótulos selecionados por ele. O ponto central foi a popularidade e a qualidade dos vinhos jovens e frutados que vêm da região francesa Beaujolais. Foram analisadas as técnicas enológicas empregadas, as características da uva Gamay, as apelações de origem controlada e as singularidades de cada um.
Cinco vinhos foram degustados: quatro “crus”, Fleurie, Brouilly, Juliénas e Moulin-a-Vent, e um Beaujolais Villages. Além dos vinhos, inspirados na prática Bouchons Lyonnais, foram servidos petiscos e boeuf bourguignon, prato clássico francês. Ao final da noite, os presentes puderam escolher o rótulo favorito em votação aberta. O primeiro colocado, com 24 votos, foi o vinho Louis Jadot Moulin-a-Vent 2020.
O Clube do Vinho da Amperj busca aproximar associados apreciadores da tradicional bebida, com troca de informações e cartela de sugestões. Para se inscrever, envie um email para clubedovinho@amperj.org e não deixe de consultar a dinâmica Carta de Vinhos na intranet ou no aplicativo da Associação.
Detalhes da votação:
1º colocado, com 24 votos
Louis Jadot Moulin-a-Vent 2020
2º colocado, com 16 votos
Georges Duboeuf Château des Capitans Juliénas 2018
3º colocado, com 12 votos
Louis Jadot Beaujolais Villages Combe aux Jacques 2020
4º colocado, com 4 votos
Louis Jadot Fleurie 2021
5º colocado, com 2 votos
Georges Duboeuf Château de Nervers Broully 2019