Notícia

Seis filmes para quem gosta da temática viagem no tempo

Inserido em 2 de junho de 2023
Compartilhamento

Viagem no tempo é um tema muito presente na literatura, no cinema, na música e na TV. É difícil alguém nunca ter consumido alguma obra sobre o assunto. A possibilidade de se movimentar no tempo, para o passado ou futuro, e as consequências do controle do tempo já foram mostradas de diversas formas. A Amperj separou seis longa-metragens para você assistir neste fim de semana. Confira!

Leia Mais: Torneio de Futebol Society do MP divulga calendário dos jogos

App e intranet oferecem informações sobre Detran, assessoria jurídica e jurisprudência

“Interestelar” (2014) – Prime Video

O primeiro filme da lista é do diretor Christopher Nolan e tem o planeta Terra em estágio final, após excessiva exploração dos recursos naturais. Cooper, ex-piloto da Nasa, é designado para uma missão espacial com o objetivo de encontrar o novo habitat para a população terrestre. O roteiro é amparado pelo trabalho científico do físico Kip Thorne e aborda as dimensões e a singularidade do tempo no vasto universo. 

“Questão de Tempo” (2013) – Globoplay e Star Plus

No filme sentimental de Richard Curtis, o protagonista descobre, aos 21 anos, que todos os homens da família podem viajar no tempo. A partir de então, aproveita o poder para movimentar a vida e consertar constrangimentos e incapacidades cotidianas. No percurso, constrói a vida adulta e descobre a verdade sobre o dia a dia e o uso do tempo.

“Meia-noite em Paris” (2011) – Netflix

Gil é um escritor norte-americano que vai a Paris e, ao caminhar pelas ruas da cidade tarde da noite, descobre que à meia-noite consegue viajar de volta a 1920, auge da efervescência cultural ocidental. Nessas viagens, conhece pessoalmente suas principais referências profissionais. O filme de Woody Allen nos transporta não só para a Paris antiga, mas para o universo único dos autores mais emblemáticos da literatura, como Ernest Hemingway (autor de “Paris é uma Festa”, sobre esses anos em que viveu naquela cidade) e Scott Fitzgerald.

“Efeito Borboleta” (2004) – HBO Max

O popular filme sobre a temática não poderia ficar fora da lista. Evan descobre que, ao ler os diários da infância e adolescência, pode se transportar para o momento exato daquelas memórias. Mas revirar o passado pode ser caótico para os eventos do futuro. O filme, baseado na metáfora que leva o nome do título, indica que mesmo as menores variações causadas no tempo-espaço são significativas. 

“Feitiço do Tempo” (1993) – Prime Video

O sarcástico e egocêntrico meteorologista Phil comanda a cobertura de um canal de televisão e fica preso em um túnel do tempo onde revive repetidamente o mesmo dia. No começo, o protagonista aproveita a possibilidade para agir sem medir as consequências, mas depois busca descobrir como sair daquele ciclo. O filme de comédia romântica aproveita o tema para tratar o poder do tempo como corretor das condutas ruins humanas. 

“De Volta para o Futuro” (1985) – Star Plus, Amazon Prime e Globoplay

O título paradoxal tem os personagens Marty, um adolescente comum, e o cientista Emmett Brown, que, numa experiência que deu errado, envia o jovem para uma viagem no tempo em um carro modificado. Ao voltar ao período em que ainda não era nascido, Marty tenta salvar a vida do cientista e impedir que sua própria existência seja apagada. O filme tem duas outras sequências e é um sucesso sobre o tema.