Notícia

Campanha ‘Direitos das Vítimas’ pretende sensibilizar a sociedade

Inserido em 4 de julho de 2023
Compartilhamento

O CNMP lançou, nesta segunda-feira (3), a campanha “Direitos das Vítimas”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de se garantir os direitos das pessoas vítimas de violência e avançar na implementação da Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas no Ministério Público brasileiro.

Leia Mais: Turma do 27º Concurso do MPRJ comemora 18 anos de posse

CNMP apresenta perfil étnico-racial do Ministério Público brasileiro

A iniciativa é mais uma ação do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas. Na 1ª Sessão Extraordinária de 2023 foi exibido o vídeo da campanha e anunciada a criação da Coordenadoria Nacional de Apoio às Vítimas (CNAV).

Segundo o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras, “o Ministério Público tem a missão institucional de acolher e amparar essas vítimas, buscando incansavelmente a justa reparação”. Para ele, “todas as vítimas têm algo em comum: todas as vítimas têm direitos”.

Lançado em junho de 2022, o Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas  vem atuando para sensibilizar o Ministério Público brasileiro para a importância de se acolher, escutar, respeitar e garantir os direitos das vítimas de todas as ordens, observando o devido processo legal e as garantias que são devidas a todos os sujeitos processuais. 

Confira algumas ações já realizadas:

– Assinaturas de acordos com os MPs estaduais para a disseminação do programa;

– Lançamento do portal institucional com informações sobre o programa, sobre os direitos das vítimas e sobre boas práticas desenvolvidas pelo Ministério Público brasileiro;

– Oito cursos de capacitação realizados com servidores e membros para o acolhimento das vítimas em temas como feminicídio, racismo ambiental, justiça climática;

– Elaboração da obra coletiva “Os Direitos das Vítimas: Reflexões e Perspectivas”, que será lançada em 7 de agosto;

– Estímulo à criação de Núcleos ou Centros de Apoio às Vítimas nos MPs estaduais. Total saiu de duas para 22 unidades em um ano.

Para saber mais sobre a campanha e conhecer todas as peças, acesse www.direitosdavitima.mp.br.