Notícia

Dica do fim de semana é visita ao Museu do Samba, na tradicional Mangueira

Inserido em 19 de janeiro de 2024
Compartilhamento

O Carnaval está próximo, vai começar em 10 de fevereiro. Uma dica deste fim de semana para os ansiosos pelo início dos festejos é a visita ao Museu do Samba, que funciona na tradicional escola de samba Estação Primeira de Mangueira.

Leia Mais: Previsão de tempestades faz Amperj antecipar fechamento da sede

Inscrição no 37º Concurso para promotor substituto do MPRJ irá até 8 de fevereiro

No museu, o visitante terá a oportunidade de percorrer duas exposições que ajudam a contar a história do samba.

“Aos Heróis da Liberdade” tem curadoria do artista plástico Gringo Cardia e textos do historiador, escritor e compositor Luiz Antônio Simas.

Segundo Simas, o foco da exposição são “as africanas e africanos que chegaram ao Brasil nos tumbeiros e os seus descendentes”, que “subverteram o horror do cativeiro e do racismo cotidiano em arte, beleza, sociabilidade, festa e esperança”.

A mostra “A Força Feminina do Samba” mescla temas relacionados à música, às artes plásticas, à literatura e aos figurinos, fantasias e indumentárias de mulheres históricas do samba brasileiro, como a pioneira Tia Ciata (1854-1924) e mangueirenses celebradas pela importância na música popular, como as intérpretes Clementina de Jesus (1901-1987) e Alcione. A curadoria é de Nilcemar Nogueira.

Museu do Samba

Ingresso: R$ 20; meia entrada para professores, guias de turismo, estudantes das redes pública, crianças com menos de 5 anos e moradores da Mangueira

Horário: terça-feira a sábado das 10h às 17h; não abre aos domingos, segundas-feiras e feriados

Local: Rua Visconde de Niterói, 1.296, Mangueira, Zona Norte do Rio