Notícia

‘Anos 30 foram berço da música popular’, diz Sergio de Andréa Ferreira no Dia dos Aposentados

Inserido em 24 de janeiro de 2024
Compartilhamento

O grupo Reencontro dos Aposentados promoveu, nesta quarta-feira (24), a palestra “A inestimável contribuição da Rádio Nacional para a Música Popular Brasileira”, ministrada pelo procurador de Justiça aposentado Sergio de Andréa Ferreira. Em celebração ao Dia dos Aposentados, o evento aconteceu no auditório da Amperj. Para ele, os anos 30 foram “o berço” da música popular brasileira.

Leia Mais: Curso de Filosofia analisará o conflito entre Ulisses e Polifemo nesta quarta-feira (24)

Futebol da Amperj segue no Clube Piraquê em 2024

Aos cerca de 25 colegas reunidos para escutá-lo, o palestrante citou alguns dos principais músicos, cantores e compositores do país. O fio condutor da fala do procurador aposentado foi a trajetória da música brasileira entre as décadas de 30 e 60 e a difusão dos clássicos da canção popular pela célebre Rádio Nacional. 

“Os anos 30 foram o berço da música popular brasileira. Com o surgimento do rádio, a música teve a transmissão pela Rádio Nacional. A tendência da maioria dos grandes músicos era se apresentar nela. Nos anos 60, tivemos o grupo de músicos que começaram a Bossa Nova e passou pela censura do regime militar. Essa geração recebeu os influxos dos músicos anteriores. Seus integrantes também foram muito importantes”, afirmou.

O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, assistiu à palestra e agradeceu a Sergio de Andréa Ferreira.

“Obrigado pela palestra, que trouxe cultura e sensibilidade. Não tivemos só o conhecimento sobre a música, mas a técnica com o sentimento, com o coração”, disse o presidente.

Sergio de Andréa Ferreira declarou ser “uma honra voltar à Associação e rever os amigos”.

“A palavra aposentar vem de ‘pouso’. Essa semântica nos interessa porque estamos, de certa forma, abrigados, mas não estamos inertes”, acrescentou o palestrante.

O encontro foi organizado pela procuradora aposentada Luiza de Mattos, diretora Assistencial e de Assuntos Relativos a Aposentados e Pensionistas da Amperj, com o objetivo de reunir os associados aposentados.