Notícia

CNMP empossa seis novos conselheiros para o biênio 2024-2026

Inserido em 5 de fevereiro de 2024
Compartilhamento

Seis conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foram empossados para o biênio 2024-2026, nesta segunda-feira (5). O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, acompanhou a posse, em Brasília.

Leia Mais: 37º Concurso para promotor substituto inscreve até quinta-feira (8)

Inscrição no Torneio de Beach Tennis da Amperj já está aberta

Os novos conselheiros são Antônio Edílio Magalhães, Ângelo Fabiano Farias, Paulo Cezar dos Passos, Ivana Lúcia Cei, Fernando Comin e Cíntia Brunetta. 

A solenidade no plenário do CNMP foi conduzida pelo presidente Paulo Gonet no início da 1ª Sessão Ordinária de 2024. Nesta terça-feira (6), tomará posse o conselheiro Edvaldo Nilo de Almeida.

Três conselheiros foram reconduzidos para o segundo mandato: Antônio Edílio Magalhães, que representa o Ministério Público Federal (MPF); Ângelo Fabiano Farias, que ocupa a vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho (MPT); e Paulo Cezar dos Passos, do Ministério Público Estadual. 

Quatro conselheiros exercerão o primeiro mandato: Ivana Lúcia Cei e Fernando Comin, representantes do Ministério Público Estadual; Cíntia Brunetta, indicada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Edvaldo Nilo de Almeida, que ocupará a vaga destinada à Câmara dos Deputados. 

Na solenidade, o presidente do CNMP, Paulo Gonet, deu as boas-vindas aos conselheiros e agradeceu a dedicação dos conselheiros que completaram os mandatos. Na ocasião, também foi eleito o novo corregedor nacional, o conselheiro Ângelo Fabiano Farias.

Prestigiaram a solenidade membros do Ministério Público, integrantes dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, presidentes de associações, advogados, servidores, parentes e amigos dos conselheiros.

Os conselheiros são nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado, para cumprir mandato de dois anos, com a possibilidade de uma recondução.

Com a posse dos seis conselheiros nesta segunda-feira e de um nesta terça-feira, a composição do CNMP estará completa. 

O Conselho é composto por 14 integrantes: o procurador-geral da República (presidente), quatro membros do Ministério Público da União, três do Ministério Público Estadual, dois juízes (indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo STJ), dois advogados (indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada (indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado).