Notícia

Dicas cinematográficas de Patrícia Carvão

Inserido em 23 de fevereiro de 2024
Compartilhamento

A procuradora de Justiça Patrícia Carvão é uma entusiasta dos filmes. Ela assina a coluna “Dicas Cinematográficas de Patrícia Carvão”, publicada a cada 15 dias na newsletter da Amperj com sugestões para os colegas associados.

Conheça mais três dicas da cinéfila.

 Leia Mais: ‘Amperj Debates’ discutirá judicialização de políticas públicas

Orgulho e modéstia por ser do MP, diz Antônio Carlos Coelho nos 45 anos da turma

A ACUSAÇÃO

 “A Acusação” é um filme francês dirigido pelo franco-israelense Yvan Attal, que também dirigiu, dentre outros trabalhos, o ótimo “O Orgulho”.

O longa traz a história de um jovem bem-sucedido, Alexandre, filho de um apresentador famoso de TV e de uma escritora feminista, que é acusado de ter estuprado a jovem Mila.

O filme é um drama jurídico muito envolvente, com diálogos maravilhosos, que despertam empatia sobre ambos os jovens.

São trazidas para o debate várias questões defendidas pelos movimentos feministas, que buscam a identidade de gênero através da desconstrução de padrões e estereótipos que ainda vigoram na sociedade em relação ao feminino. 

A necessidade de consentimento expresso por parte da mulher para a prática do sexo também é trazida ao debate e se apresenta como ponto central das teses apresentadas pela defesa e pela acusação durante o julgamento. 

Ao mesmo tempo, o filme joga luz sobre a dificuldade masculina em perceber qual o ponto de equilíbrio sobre o qual deve pautar seu comportamento: o que é absolutamente inaceitável para regular o seu agir com uma mulher e o que ainda pode causar alguma dúvida, principalmente na hora do sexo casual, para que de fato seja algo consentido. 

Um tema bastante atual, trazido pelo filme de forma apaixonada, envolvendo dois jovens e suas famílias, que terão suas vidas abaladas para sempre.

Disponível no Globoplay, e na Plataforma Reserva Imovision, dentre outros canais de streaming.

 

Ficha

A Acusação (Les Choses Humaines)

Diretor: Yvan Attal

Elenco: Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg e Matthieu Kassovitz

Produção de 2021

 

LABIRINTO DE MENTIRAS 

Após o fim da 2ª Guerra Mundial, muitos agentes nazistas continuaram na Alemanha, inseridos na sociedade, levando uma vida aparentemente normal, como que camuflados.

O que acontece, então, quando o sobrevivente de um campo de concentração vê um desses nazistas trabalhando em uma escola para crianças?

Assim é o início desse filme alemão que mostra os acontecimentos que se sucedem quando o fato chega ao conhecimento de um promotor (Fritz Bauer, em Frankfurt). Ele acaba aceitando o desafio de investigar e trazer à tona todos os horrores praticados durante o regime nazista, que até então permaneciam como que desconhecidos por parte da sociedade alemã, já que muitos sequer sabiam da existência de campos de concentração como Auschwitz (!).

Milhares de depoimentos são colhidos e se inicia o julgamento dos agentes alemães. O primeiro julgamento dos crimes praticados em Auschwitz ocorreu em Cracóvia, Polônia. Em dezembro de 1963 começa na Alemanha, em Frankfurt, o julgamento de Auschwitz, após a condução das investigações pelo promotor Fritz e sua equipe. Foram necessários cerca de 20 anos, a partir do final da 2ª Guerra, para que a Justiça alemã reagisse aos acontecimentos.

Disponível na Claro TV (NET/Now), no Google Play, na Apple TV e no canal Looke.

Ficha

Labirinto de Mentiras (Labyrinth des Schweigens)

Diretor: Giulio Ricciarelli 

Elenco: Alexander Fehling

Produção de 2014

 

O SONHO DE UMA FAMÍLIA

O filme italiano dirigido por Ginevra Elkann mistura  drama e comédia. Ele nos traz a história de Alma, menina de 9 anos, e seus dois irmãos, que, a partir do divórcio dos pais, precisarão aprender a lidar com seus próprios sentimentos e com os novos parceiros dos pais que farão parte de seu universo.

A mãe é francesa e dá aos meninos uma educação austera, religiosa, com uma rotina de muita disciplina. Já o pai é um italiano, escritor e roteirista de filmes, que mal consegue dar conta de si mesmo.

Os meninos vão para a Itália, passar férias na casa do pai. Lá chegando vão se ver divididos entre as diferentes visões de mundo de seus genitores e precisarão entender que o amor de cada um deles se expressará de maneira diferente. Acima de tudo, serão dias de muito aprendizado e crescimento emocional para cada um deles.

Disponível em vários canais de streaming, dentre eles Claro TV (NET/Now), Google Play, YouTube, Apple TV, Mubi e Looke. Também está disponível no aplicativo de filmes gratuitos NetMovies, que pode ser acessado por celular, computador, tablet, Smart TV ou YouTube.

Ficha

O Sonho de uma Família (Magari)

Diretora: Ginevra Elkann

Elenco: Céline Sallette, Brett Gelman, Riccardo Scamarcio e Florinda Bolkan

Produção de 2019