Notícia

Dicas cinematográficas de Patrícia Carvão

Inserido em 8 de março de 2024
Compartilhamento

Conheça mais três indicações da procuradora de Justiça Patrícia Carvão, grande apreciadora do cinema, dos filmes e das séries.

A cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, ela apresenta na newsletter da Amperj sugestões aos associados na coluna “Dicas Cinematográficas de Patrícia Carvão”.

Não deixe de acompanhar.

Leia Mais: Festa dos Aniversariantes de janeiro a abril será nesta segunda (11)

Organização do 2° Congresso Conamp Mulher abre as inscrições

DIAS PERFEITOS

Assisti no cinema ao filme “Dias Perfeitos, dirigido por Wim Wenders, uma coprodução entre o Japão e a Alemanha. 

O longa nos traz a história de Hirayama, morador da cidade de Tóquio, onde ele vive uma rotina espartana. Mora sozinho em um local que parece muito pequeno para o olhar alheio, mas que tem espaço suficiente para que ele guarde o que entende seja mais precioso em sua vida: seus livros, suas fitas cassete e diversas caixas repletas de fotografias. 

Neste reduzido espaço, Hirayama acorda todos os dias no mesmo horário, dobra rigorosamente da mesma forma a sua roupa de cama e sai para trabalhar como limpador de banheiros públicos. Sim, Hirayama tem um trabalho que poderia trazer ojeriza para muitos, mas que ele não vê dessa forma. Ao contrário, a ele se dedica com afinco, encontrando propósito onde muitos só conseguiriam sentir nojo e revolta. Sua vida poderia e poderá parecer insuportável para muitos os que assistem ao filme.

Mas Hirayama mostra estar em paz consigo próprio e com a dura rotina que se repete de forma milimétrica por todos os dias da semana.

Ele colore a existência com seus livros, com as músicas que escuta ao dirigir o carro em direção ao trabalho e com as fotografias que tira do mundo que o cerca, normalmente captando imagens dirigindo o foco da lente de sua câmera para o alto, para o céu, para as nuvens, para a copa das árvores e para onde mais seu olhar é capaz de encontrar beleza.

Em um mundo cheio de barulho, Hirayama opta pelo silêncio. Mas não um silêncio triste. É um silêncio escolhido, cultivado e capaz de preencher muito mais do que a banalidade da troca furtiva de diálogos vazios. Um silêncio que se quebra diante da mulher que lhe desperta desejo, um silêncio capaz de se diluir também quando da troca com a sobrinha que aparece para lhe visitar ou quando a interação com o outro se faça proveitosa. O silêncio de Hirayama tem muito a dizer, apesar da falta de palavras. Ele carrega toda a intensidade e profundidade do personagem. 

O filme traz uma mensagem importante para os dias de hoje, onde muito se quer, muito se busca, mas muito pouco se encontra. Muito se fala e pouco nos comunicamos. “Dias Perfeitos” nos mostra que o bem-estar e o propósito estão muito mais dentro de nós do que do lado de fora. Muito mais na simplicidade do que no excesso. 

A trilha sonora é maravilhosa!

Em tempo: adorei  o filme. Mas ele tem um ritmo bem lento, que pode não agradar a alguns. Lembro que neste domingo “Dias Perfeitos” está na disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Ficha

Dias Perfeitos (Perfect Days)

Diretor: Wim Wenders 

Elenco: Koji Yakusho

Produção de 2023

FORÇA MAIOR

“Força Maior” é um filme sueco de 2014 disponível na Amazon Prime e no MUBI.

Uma família (Tomas, Ebba, Vera e Henry) sai de férias para esquiar e se hospeda em um resort de luxo nos Alpes franceses. Em dado momento, quando faziam uma refeição ao ar livre, inicia-se um barulho nas montanhas cobertas de neve. No início ninguém dá muita importância, mas o que se segue é uma avalanche, que atinge o local onde a família se encontrava e traz pavor aos hóspedes que ali estavam.  

A reação do pai (Tomas) ao sentir a aproximação da avalanche é o que servirá de fio condutor de toda a trama: ele pega o celular e as luvas e sai correndo do local, deixando a esposa com os filhos totalmente desprotegidos e apavorados.  A partir deste momento a viagem do casal se transforma completamente e a esposa não consegue entender o que aconteceu. Como um pai abandona a  família e consegue pensar egoisticamente apenas em si próprio?

Começa ali a se delinear um conflito familiar que a cada dia se torna mais intenso, atingindo o casal de forma diversa. A reação dos personagens é contida (lembre-se que estamos falando de um casal de suecos) e é preciso observar com atenção qual a proporção que o incidente teve para Tomas e para Ebba.  Ao que parece, o que mais irrita Ebba é a incapacidade de Tomas em reconhecer seu erro. Tomas sequer reconhece que houve uma avalanche no local e de início vê com absoluta naturalidade o fato de ter se levantado da mesa que dividia com a família. Chega a afirmar para a esposa que não consegue admitir a percepção que a mesma teve do fato e não consegue se identificar com a descrição feita por ela da situação vivenciada. 

Ebba, por sua vez, tem a enorme necessidade de que sua angústia seja validada e compreendida. Não aceita o fato de o marido ter fugido do local e sequer ter formulado um pedido de desculpas pelo ocorrido 

A viagem concebida inicialmente para celebrar a união da família acaba por se transformar em momentos de intensa angústia não só para o casal como também para os filhos, que presenciam as discussões entre os pais.

Há um outro filme do ano de 2020, “Downhill” (Apple TV, GooglePlay e Now ), que, na verdade, é uma refilmagem do filme sueco “Força Maior”. Em ambos os filmes, ainda que o conflito seja abordado de forma um tanto quanto diversa, é possível observar a diferença entre a família pensada e desejada (estampada nas lindas fotos que aparecem logo no início do filme) e a família real, formada por duas pessoas que, com histórias e valores diferentes, decidem coabitar e dividir a criação da prole.

Ficha

Força Maior (Force Majeure)

Diretor: Ruben Ostlund 

Elenco: Johannes Kuhnke e Lisa Loven Kongsli

Produção de 2014

À PROCURA DA FELICIDADE

No filme “À Procura da Felicidade”, Chris (interpretado pelo norte-americano Will Smith) enfrenta sérios problemas financeiros e se vê sozinho com o filho Christopher, de 5 anos, quando sua esposa, Linda, decide ir embora.

Ele tenta usar sua experiência anterior como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só arruma um estágio não-remunerado, que lhe ofereceria uma possível e incerta contratação. 

Por conta da falta de dinheiro, ele e o filho acabam sendo despejados do apartamento onde residiam e passam a dormir em abrigos ou onde quer que conseguissem um refúgio, sempre acreditando que dias melhores ainda estavam por vir.

O filme é lindo e fala sobre resiliência, esperança e superação. Acima de tudo, fala sobre a capacidade enorme de amar um filho, mesmo na mais absoluta adversidade.

Inspirado em uma história real, o filme é emocionante e profundamente inspirador.

Disponível em vários canais de streaming: Netflix, Prime Video, Apple TV e Google Play.

Ficha

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness)

Diretor: Gabriele Muccino

Elenco: Will Smith e Thandiwe Newton

Produção de 2006