Notícia

Presidente participa da abertura de encontro do Conselho de Ouvidores

Inserido em 16 de maio de 2024
Compartilhamento

O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, esteve nesta quinta-feira (16) na abertura da 70ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público (Cnomp), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. O convite partiu da presidente do Cnomp, a ouvidora-geral do Ministério Público do Amazonas, Jussara Pordeus.  

Leia mais: Amperj firma convênio com estúdio RJ Pilates e Cross Pilates

Promotores falam nos Estados Unidos sobre investigações do MPRJ

“É preciso rememorar o papel das ouvidorias, que vêm mudando a história do Ministério Público. Ela está aberta para a população em suas principais demandas”, disse Jussara, que lembrou a importância das  ouvidorias durante a pandemia, na construção de pontes entes promotorias e cidadãos.

“Naquele momento, um dos mais difíceis da nossa história, o trabalho das ouvidorias foi fundamental para aproximar o Ministério Público da população que precisava dele”, acrescentou.

Saudado na abertura do evento, o presidente da Amperj disse que a Associação está de portas abertas para os ouvidores visitantes.

“Ouvidoria é papel do Ministério Público. A Constituição nos escolheu como instituição que defende os interesses sociais e individuais indisponíveis. Cabe a nós todos estarmos de portas abertas para a sociedade que representamos”, afirmou.

A cerimônia teve palestra da professora Cristina Ayoub Riche, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela  fundou a ouvidoria da UFRJ e presidiu o Instituto Latinoamericano de Ombudsman – Defensores del Pueblo. 

“Eu vim trazer conhecimento sobre a atuação do Instituto e trocar experiências a respeito do que nos aproxima, em termos de América Latina e Caribe, neste campo das defensorias do povo, das ouvidorias, das provedorias e personerias, por exemplo”, disse.