Notícia

Dicas Cinematográficas de Patricia Carvão

Inserido em 19 de abril de 2024
Compartilhamento

A procuradora de Justiça Patricia Carvão escreve quinzenalmente na newsletter da Amperj desde 27 de outubro do ano passado. O tema de sua coluna são os filmes que ela assiste nos cinemas e nas plataformas de streaming.

Leia Mais: Procuradoras discutem modelo de bioeconomia a ser levado ao G20

Associados não pagam Taxa de Incêndio, decide Justiça em ação da Amperj

Na coluna, ela costumava comentar até três filmes. A partir desta sexta-feira (19), a apresentação da coluna foi modificada, e agora vem no formato de um texto único.

Acompanhe as sugestões!

Oscar

Na coluna desta semana chamo a sua atenção para os excelentes filmes que concorreram ao Oscar, em diversas categorias, e que foram recém lançados nas principais plataformas de streaming. Sobre o excelente drama jurídico “Anatomia de uma Queda” (Prime Vídeo) e o imperdível (ao menos para mim!) “Dias Perfeitos” (disponível na plataforma MUBI), eu já comentei nas colunas que antecederam a esta. Preste atenção também nos seguintes filmes. Veja qual faz o seu estilo e… desfrute!

“Zona de Interesse” – O comandante Rudolf Hoss e sua família levam uma vida aparentemente feliz e idílica em uma casa com um belo jardim, mas… ao lado do campo de concentração de Auschwitz. A banalização do mal e a ausência de empatia para com o sofrimento alheio serão o pano de fundo dessa história densa, brutal e angustiante, que traz um olhar diferente sobre o nazismo. Disponível na Prime Vídeo, Now (NET/Claro) e Apple TV.

“Vidas Passadas” – Traz a reflexão sobre as diferentes formas de amar e lidar com os próprios sentimentos. Há o amor romântico, idealizado em alguma medida, permeado por fantasias, e há também o amor real, fruto de escolhas e decisões mais racionais. Ambos são possíveis e cada sujeito é capaz de amar à sua maneira, a depender de muitos fatores que influenciarão esse agir. O filme fala também sobre as escolhas que fazemos na vida e que vão definir nossos caminhos, a partir da narrativa do ocorrido entre dois amigos de infância que se separam quando a menina vai morar em outro país com a família. Anos depois se conectam novamente através das redes sociais. A vida de cada um tomou rumos diversos, e a história do filme acompanha esses encontros e desencontros, sempre permeados por um sentimento que os manteve de alguma forma conectados ao longo de todos esses anos. Disponível na Prime Vídeo, Now (NET/Claro) e Apple TV.

“Pobres Criaturas” – A fotografia do filme é linda. Ponto alto para o contraste de cores e para o figurino. Apesar de ter achado o trabalho da Emma Stone muito bom (ela interpreta Bela, adulta cujo corpo físico não corresponde ao seu desenvolvimento mental/intelectual), não fui tão seduzida pelo filme e penso que sou minoria, pelo que andei conversando com outras pessoas por aí. Acho que o filme traz várias reflexões importantíssimas sobre o crescimento emocional do ser humano. Do desamparo inicial, passamos a nos constituir através de um processo de mão dupla, a partir de nosso próprio olhar sobre o outro e também a partir do olhar desse outro sobre nós mesmos. Nesse processo complexo de individuação, vamos gradativamente nos transformando e nos descolando de nossos criadores originais (pai e mãe). Passamos também a ter consciência das mazelas do mundo, da pobreza, da desigualdade, tal como acontece com Bela ao longo do filme. Aprendemos que podemos confiar em algumas pessoas, mas não em todas. Aprendemos que a sinceridade pode se transformar em sincericídio, e por isso não podemos falar tudo o que pensamos. Aprendemos a controlar nossas pulsões sexuais. Bela aos poucos consegue se descolar de seu criador e aprende a ser e não apenas pertencer a alguém. Disponível na plataforma Star Plus.

 

Mais opções

Caso você já tenha visto todos esses filmes que mencionei antes, trago ainda aqui duas boas opções também disponíveis no streaming. O primeiro é o ótimo “Um Divã na Tunísia”, comédia dramática disponível no Globoplay,  Prime Vídeo, Apple TV e Google Play. Uma delícia de filme!

Selma estudou em Paris onde fez a sua formação em psicanálise. Ao invés de permanecer na França, decide retornar à Tunísia para começar a clinicar. O mais difícil para ela será explicar aos futuros pacientes no que consiste a psicanálise, bem como sobre o que exatamente ela pode fazer por eles. Veja aqui alguns diálogos do filme: 

“Como as pessoas saem de seu consultório?”

“Depende. Todo mundo sai com algo que pertence a si.  A psicanálise é uma jornada por dentro para que encontrem uma versão mais feliz.”

“Se eu fizer essa jornada com você é possível garantir que não terei mais problemas na vida?”

“Não estou dizendo que seus problemas vão desaparecer… A psicanálise muda a natureza dos problemas. Falar com alguém sobre seus problemas traz uma nova perspectiva.”

Selma vai enfrentar o preconceito local e chega até a ser confundida com uma agente do Mossad. Ela precisará de muita paciência e muita força de vontade para mostrar toda a potência da psicanálise para seus futuros pacientes!

O segundo filme é “O Pianista”, de Roman Polanski (2002). O filme nos traz a história do pianista Szpilman, um judeu polonês, e sua história de luta e resiliência para escapar dos horrores do regime nazista. Um filme emocionante que prende a atenção do início ao fim! “O Pianista” ganhou Oscar de Melhor Diretor e Melhor Ator (Adrien Brody). Disponível na Netflix, Globoplay e Prime Vídeo.

Concluo o texto de hoje com o belo “O Sabor da Vida, em cartaz nos cinemas. Filme poético, com um ritmo mais lento, que poderá não agradar aqueles cujo interesse pela gastronomia e pela arte de cozinhar não seja tão apurado.  Uma história permeada com muitas cenas que envolvem o preparo refinado de refeições delicadíssimas por Eugenie (Juliette Binoche), sob a orientação de seu patrão Dodin (Benoit Magimel). A conexão entre eles é tão intensa, tão profunda, que potencializa e traz inspiração à arte de preparar as iguarias produzidas na cozinha do castelo. Me fez lembrar do filme “A Festa de Babette”  (1987), que chegou a ganhar o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Bom feriado!!