Notícia

Aula sobre Henrik Ibsen inaugura curso “Literatura e teatro” da Amperj

Inserido em 25 de março de 2021
Compartilhamento

Foi nesta terça-feira (23) a aula inaugural do curso on-line “Literatura e teatro: Apontamentos sobre ordem social, dogmas e fragmentação do sujeito”, ministrado pelo professor da UFF André Dias, e oferecido pela Amperj a associados e dependentes. O vice-presidente da associação, Dennis Aceti Brasil Ferreira, deu as boas-vindas aos alunos, e classificou o curso de “um encontro de cultura, lazer e amizade”.

Leia mais: Amperj mobiliza ajuda a pessoas em vulnerabilidade por conta da Covid-19
Amperj Debates terá duas edições em abril

 

Ferreira começou apresentando André Dias, professor associado de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF. Ele também dá aula no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura no Instituto de Letras da universidade. 

Para o vice-presidente da Amperj, o encontro virtual foi muito proveitoso. “O professor André Dias tem um poder de comunicação e uma capacidade de atrair a atenção que torna a aula muito prazerosa”, definiu. O conteúdo está disponível na intranet da Amperj

O tema escolhido para abrir o curso foi: “Ibsen: mesquinhez e tirania da unanimidade”. Grande dramaturgo norueguês do século 19, Henrik Ibsen é um autor encenado em todo o mundo, e que questionava a moralidade de sua época. 

O curso de literatura compreende seis aulas mensais, transmitidas pela plataforma Zoom, com a leitura e a análise das peças “Um inimigo do povo” (1882), de Ibsen, “Vida de Galileu” (1938/39), de Bertolt Brecht, e “Estado de sítio” (1948), de Albert Camus. Ele também recomenda os romances “O falecido Mattia Pascal” (1904), de Luigi Pirandello; “O deserto dos tártaros” (1940), de Dino Buzzati, e “A lua vem da Ásia” (1956), de Campos de Carvalho.