Notícia

Procuradora Denise Tarin apresenta ações do Projeto Pertencer à Amperj

Inserido em 31 de maio de 2021
Compartilhamento

A procuradora de Justiça Denise Tarin apresentou nesta segunda-feira (31) ao diretor financeiro da Amperj, Felipe Ribeiro, o conjunto de ações executadas pelo Projeto Pertencer, apoiado pela Associação. Trata-se de uma iniciativa voltada a comunidades carentes e ligada ao Programa Segurança Humana (PSH), da 7ª Procuradoria de Justiça de Tutela Coletiva-MPRJ, da qual ela é titular. 

Leia mais: Amperj doa cestas básicas para lar que acolhe idosos
Eliane Pereira e Allana Poubel participam de webinar sobre audiências de custódia

Em todo o estado, muitas localidades sofrem com a falta de políticas públicas que as apoiem na preparação para emergências e prevenção a desastres provocados pelas chuvas fortes, por exemplo, conta Denise. “O projeto surge com o objetivo de capacitar lideranças locais e instrumentalizá-los na prevenção e resposta a desastres socioambientais relacionados às urgências climáticas”, ela explica.

Recém-finalizado, o primeiro módulo do projeto estimulou, por meio de encontros virtuais, o desenvolvimento de conceitos como memória comunitária e identidade cultural. Os participantes, num total de 53, divididos em 11 grupos, foram levados a refletir sobre pertencimento comunitário e cidadania. Foram 18 participantes do Rio (da Favela da Rocinha), 4 de Niterói (Morro do Preventório), e ainda 23 de Petrópolis e 8 de Silva Jardim (Aldeia Velha).

O segundo módulo se inicia neste mês de junho. “Nesta etapa, os participantes irão elaborar projetos colaborativos relacionados às suas localidades”, diz Denise. “Estamos trabalhando no fortalecimento da resiliência urbana  com as lideranças comunitárias, que são os verdadeiros  agentes multiplicadores. Acreditamos que o conceito operacional da segurança humana precisa ser melhor compreendido e exercitado pela sociedade”, completa.

“Ter a procuradora Denise Tarin como associada, colaborando com uma política pública tão relevante, demonstra o quanto nossa entidade pode contribuir, em parceria com entes públicos e privados, com a sociedade”, afirmou Felipe Ribeiro. O Projeto Pertencer também tem a parceria da Superintendência Operacional de Defesa Civil (SUOP) e da Secretaria Estadual de Defesa Civil (SEDEC).

Denise Tarin já realizou diversas ações e projetos desenvolvidos com a participação da Amperj. O programa Segurança Humana existe desde 2014 em diversos municípios fluminenses com territórios vulneráveis e afetados por desastres naturais.

Clique para assistir ao vídeo de apresentação do Projeto Pertencer.