Notícia

Amperj ofereceu diversos cursos com 130 horas de aulas em 2021

Inserido em 26 de janeiro de 2022
Compartilhamento

A Amperj ampliou os serviços oferecidos aos associados em 2021. Só de cursos online foram 86 encontros e 130 horas de aula sobre filosofia, literatura e teatro, mindfulness e o curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. “Nosso desafio foi o de encontrar maneiras para driblar os entraves impostos pela pandemia, como o distanciamento social; foi quando optamos pelo meio digital como forma de manter e até ampliar os cursos oferecidos aos associados”, disse o presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana.

Leia mais: ‘Valores a Receber’: saiba se tem dinheiro para resgatar em bancos
Prazo para inscrições de trabalhos no Congresso do MP termina segunda-feira (31)

O curso de filosofia foi oferecido pela primeira vez a associados e dependentes ao longo de 2021, totalizando 74 horas de aula, ocorridas sempre às quartas-feiras, com o professor Silvério Ortiz, educador e palestrante que já promovia cursos na Associação combinando filosofia com arte, música, gastronomia e turismo.

Outro curso realizado no ano passado foi sobre literatura e teatro, com André Dias, professor associado de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e que dá aulas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura no Instituto de Letras da UFF. Foram 18 horas de aula.

Durante as aulas, a leitura e o debate de romances e peças teatrais foram o ponto de partida para uma reflexão sobre aspectos sociais, históricos e existenciais do passado e do presente.
Além desses dois cursos, que continuarão sendo oferecidos este ano, houve 30 horas em aulas de “mindfulness”, com o instrutor Damien Desnos, visando reduzir o estresse e a ansiedade, aumentar o bem-estar, a criatividade e o equilíbrio emocional.

Teve ainda o curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, organizado pela Diretoria Cultural da Amperj e a da Data Privacy Brasil, que desenvolve projetos estratégicos de pesquisa na área de proteção de dados pessoais. O curso, que teve como objetivo atualizar os associados sobre a LGPD, aconteceu em quatro encontros, com oito horas de aulas.

Para o presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, os cursos oferecidos de maneira on-line também são importantes para possibilitar uma maior participação daqueles membros que estão mais distantes da capital, agregando e aproximando mais colegas.

“Muitos associados que trabalham no interior do estado, por exemplo, não conseguiriam participar das aulas caso fossem presenciais; já no modelo on-line é possível agregar esses colegas mais facilmente”, explica.